Notas sobre a invasão da Ucrânia em 21-01-2023

(Tenho evitado este assunto mas… lá está, há demasiado MAS!

Resumo deste texto: Não Há Ninguém Que Se Aproveite!)

  • A Suécia e a Finlândia entram na NATO para se sentirem mais seguras contra a Rússia de Putin. Como contra-partida para as aceitar na NATO, a Turquia tornaram os curdos cidadãos sem direitos humanos. Então chega-se ao cumulo de um partido de extrema-direita sueco considerar Erdogan um “ditador islamita” e ter razão! Tempos perigosos estes!
  • “A Ucrânia neste momento está a perder em toda a frente”: a análise da guerra por Agostinho Costa. Se ele tiver razão, não há motivos para comemorar… até porque, por exemplo,  foi o grupo paramilitar Wagner (usa a caveira das SS no seu símbolo) que conquistou  Soledar e Bakhmut!
  • A Rússia invadiu a Ucrânia porque quer um mundo multipolar, não unipolar (comandado apenas pelos Estados Unidos)?! Parece uma anedota triste.
  • Sobre a russofobia dos ucranianos podem escrever-se teses (há quem ache que não, mas está errado), bem como sobre a ucraninofobia dos russos. As únicas pessoas que interessam a Putin são as “pessoas que se consideram parte da cultura russa”: as outras serão mortas. Isto é xenofobia e genocídio!
  • Henry Kissinger mudou de opinião e agora é favorável à integração da Ucrânia na NATO.
  • “À semelhança de Napoleão que mobilizou quase toda a Europa contra o Império russo, como Hitler mobilizou e conquistou a maioria dos países europeus para os lançar contra a União Soviética, hoje os Estados Unidos promoveram uma coligação”, disse Lavrov no decurso da sua conferência de início do ano, onde efetuou um balanço do ano findo e assinalou os objetivos para 2023.
  • Entretanto, os Estados Unidos ponderam ouvir Zelensky e ajudar a conquistar a Crimeia.
  • Um após outro, líderes ocidentais alinham no fornecimento de mais armas à Ucrânia: Alemanha, Polónia, Suécia…
  • E os ministros da Defesa britânico e polaco reuniram-se com os colegas dos Estados bálticos na Estónia dia 19: foi uma espécie de pré-reunião de Ramstein (Alemanha) – antes de a conferência de Defesa, que ocorreu dia 20. A conferência foi projetada para pressionar ainda mais a Alemanha a avançar com o envio de tanques Leopard 2 para a Ucrânia. Uma fonte do Governo alemão disse à Reuters que o Reino Unido parece estar a ignorar a recente decisão de Berlim de fornecer um sistema de defesa antimísseis Patriot e 40 veículos de combate Marder.
  • Na Rússia os críticos da guerra são chamados de terroristas e perseguidos! Até alguém de 19 anos!| E há 90% de hipóteses do mesmo acontecer na Ucrânia!
  • Um ex-comandante do grupo mercenário russo Wagner revelou hoje ter fugido da Rússia para a Noruega, escapando de cães de guarda… Apenas um!
  • A maioria das opiniões sobre a guerra na Ucrânia dão-me náuseas: incluindo aquelas que estão nestas “Notas”. Pró-Putin ou pró-Zelensky as pessoas apenas veem METADE do que se passa. E passam ao lado de muitas coisas importantes. Eu mesma faço estas “Notas” para ter uma visão alargada e sei que me escapam coisas fundamentais para perceber o que se passa. Depois dos “chalupas” da pandemia (“chalupas” que não são loucos: limitam-se a SÓ verem o que querem) é-me impossível chamar “chalupas” aos opinadores da guerra da Ucrânia. Mas devia haver uma expressão para “só vês metade da realidade, caro opinador”.

As Inevitáveis Citações:

«Há dois dias, Aleksey Arestovich, conselheiro do presidente Zelensky, admitiu na televisão que o míssil russo atingiu o prédio em Dnipropetrovsk, onde morreram dezenas de civis, por ter sido desviado pelas anti-aéreas ucranianas. Foi duramente criticado pelo autarca dessa cidade e acaba de anunciar a demissão.»

Bruno Carvalho (1)

«O responsável pela polícia ucraniana, Ihor Klymenko, vai assumir o cargo de ministro dos Assuntos Internos depois do desastre que levou à morte das principais autoridades à frente desta pasta.»

Bruno Carvalho (2)

«PARA QUE PERCEBAM A “DEMOCRATICA” UCRANIA,…

MYROTVORETS COLOCAM NA KILL LIST O ex.CONSELHEIRO DE ZELENSKY

O infame website afiliado ao Ministério do Interior da Ucrânia, que arquiva “inimigos” da nação – ou seja, qualquer um que se opõe ao regime de Kiev – acaba de apresentar Oleksii Arestovych, ex-conselheiro de Zelensky, por, como sabemos, afirmar que o míssil russo ligado á tragédia de Dnipro, e que causou várias mortes entre civis, foi desviado pelo defesa aérea ucraniana.
Este site (Kill List) site tornou-se famoso por arquivar inúmeros jornalistas que viajaram para Donbass desde 2014, para mostrar a guerra do lado dos que não aceitaram o regime nazi de Kiev. Andrea Rocchelli, um repórter italiano morto pelo exército ucraniano, também foi arquivado no local pouco depois da sua morte e na sua fotografia estava escrito “Liquidated”.

O site Myrotvorets, para denegrir o ex conselheiro de Zelensky, apresenta Arestovych no seu quadro com uma peruca e maquilhagem de mulher, apenas para reiterar a proximidade da Ucrânia aos “valores ocidentais” como a tolerância LGBT.»

Facto (3)

«”Os EUA começam a suavizar a sua posição contra dar à Ucrânia as armas necessárias para atacar a Crimeia, apesar do risco de escalada.” (NYT)

Passo a passo até à guerra nuclear. Entretanto, andamos divididos entre putinistas e zelenskistas, em psicologia de índios e cowboys, sem se ver uma ação forte pela paz»

João Vasconcelos-Costa (4)

«São muitas as semelhanças entre a Reunião de hoje na base americana de Ramstein, na Alemanha para declarar uma guerra contra a Rússia e a da Reunião na base americana das Lages, nos Açores para declarar a invasão do Iraque. Dominar o território do Iaraque era importante para os EUA para dominarem o Médio Oriente e dominar a Ucrânia é importante para dominar a Eurásia. A pequena diferença é que o Iraque não tinha as armas nucleares que serviram de pretexto e a Rússia tem. E isto faz toda a diferença. Entretanto as opiniões publicas dos países europeus andam em manifestações de funcionários públicos… tempos de serviço… e até segundo li com assistência médica a animais de companhia… (gente de fé, que acredita que terá reforma e dinheiro para animais de companhia!)

Mas há algumas diferenças significativas ao nível simbólico: nas Lages ainda surgiam as bandeiras de 4 países. Aqui já só se encontra a americana. Os europeus que vão sofrer as consequências desta guerra nem têm uma bandeira para se embrulhar!

Há quem aplauda esta humilhação…»

Carlos Matos Gomes (5)

«Aquele senhor no círculo é o jovem Olaf Scholz nos anos oitenta a manifestar-se contra o estacionamento de mísseis de médio alcance na Alemanha – o protesto na altura era apoiado por 3 dos 80 milhões de alemães – e a favor da expulsão dos norte-americanos da base aérea de Ramstein.

Na segunda fotografia jovens do FDP, partido liberal alemão, a força política que mais tempo esteve no governo desde 1949, a pedir que se pare a guerra. Sim pare a guerra enviando VCI Marder e MBT Leopard.

Conhecer o contexto importa.»

Helena Ferro de Gouveia (6)

«Acabei de ver este documentário sobre o assassinato de um jornalista na Eslováquia, em 2018, a mando de altas figuras do Estado e cujos processos de julgamento decorreram até 2022. Com o desenvolvimento do processo fica a nu que a Eslováquia é um país capturado pela Máfia. No fim do documentário disse à minha mulher: se isto é assim, neste país, o que não será a Ucrânia?

O que serão de diferentes outros países de leste, que se juntaram à UE no processo de alargamento a 27?

Documentário que pode ser visto na plataforma FILMIN»

Francisco Fortunato (7)

«Hora de jantar. Hora de comer propaganda. Acompanhada com um tinto para ser mais suportável. As Tvs trazem à mesa o prato de substância cozinhado em Bimbies e na maioria dos caso por bimbos e bimbas. Explicam a necessidade imperiosa de Leopardos na Ucrânia. Há quem diga que é porque acertam nos alvos a 3000 metros e a andar.

Na realidade, o regime da Ucrânia quer os Leopardos porque os americanos querem entalar a Alemanha nesta guerra. A América quer dizer aos seus estados vassalos que até a Alemanha obedece. Já o disseram realizando a cimeira de Ramstein na Alemanha e sem uma simples bandeirinha alemã. Impor à Alemanha o fornecimento dos Leopardos é uma demonstração de poder absoluto dos Estados Unidos sobre os seus subditos. O resto é música para pardais… há quem vá assobiá-la para as TVs.»

Carlos Matos Gomes (8)

«Os EUA não querem enviar tanques, mas pressionam a Alemanha a fazê-lo.É evidente que Ucrânia/EUA vão perder a guerra. Por isso vão criar a narrativa que perderam por culpa dos alemães. Estão a explorar o estigma histórico. Está encontrado o “bode respiratório”. Belos aliados.»

António Alves (9)

«A ministra das Finanças do Canadá diz que a Guerra com a Rússia é benéfica para a Economia. Como se vai vendo, as mulheres na política são um lufada de ar fresco, a outra, a Úrsula, também adora a guerra…

The World Economic Forum is a madhouse.»

Francisco Fortunato (10)

«O alargamento a leste está a revelar-se um perigo existencial para a Europa – movidos pelo ressentimento contra a Rússia motivado pela opressão de que foram alvo durante e depois da última guerra, esses países – Polónia, Bálticos, Roménia e outros – ensaiam agora a criação de um eixo próprio que tende a retirar protagonismo ao motor europeu que durante anos foram a França e a Alemanha, apostando mais na cooperação e na paz do que na vingança e na guerra. Com posições quase diárias em que cada um procura ser mais radical do que o outro, esses países da chamada “nova Europa” (Rumsfeld dixit), visando concitar o apoio financeiro e militar americano, parecem actores a improvisar numa peça em que os cenários caíram e cada um levanta mais a voz que o outro. Num teatro do absurdo destes, o desfecho é perigosamente imprevisível. Marx afirmou que a história se repete – primeiro como tragédia e depois como farsa. Mas a continuarmos por este caminho, corremos o risco de a ver repetir-se, sim, mas sob a forma de uma tragédia ainda maior.»

Carlos Fino (11)

Ver Também:

Myrotvorets na Wikipédia em Inglês

America and its allies want to bleed Russia. They really shouldn’t.

Suécia vai fornecer veículos blindados e artilharia à Ucrânia; Medvedev ameaça com risco de guerra nuclear se a Rússia for derrotada

Pentágono envia armas dos EUA armazenadas em Israel para a Ucrânia

Ucrânia: NATO defende que parceria com a UE tem de ir para o “próximo nível”

Boris Pistorius será o novo ministro da Defesa da Alemanha

Contrairement à ce qu’ils prétendent, les États-Unis importent massivement du pétrole russe

Guerra na Ucrânia? “Vitória é inevitável” e “está assegurada”, diz Putin

Putin ressalta importância do reconhecimento do genocídio soviético na invasão nazi

Erdogan Alters NATO Deal, Demands Extradition of Up to 130 ‘Terrorists’

Republicano pede “revisão minuciosa” de descoberta de documentos confidenciais de Biden

Marcas ocidentais continuam a vender na Rússia apesar de sanções

População da China diminui pela primeira vez em 60 anos

O Ocidente está entrando de vez na guerra da Ucrânia?

Hídricas artesanais bósnias dão esperança aos ucranianos

Is this the end of Made in Europe?

Ukraine Latest: UK to Sen Missiles; Putin, Iran’s Leader Speak

Investigation: Ukraine buys huge amounts of Russian fuels from Bulgaria

DAVOS 2023: Moldova’s Sandu asks allies for air defences, says Russia trying to destabilise country

“As armas são o caminho para a Paz” na Ucrânia, diz o líder da NATO

“Temos que dar à Ucrânia agora mesmo os tanques de que precisa”, apela o presidente do Conselho Europeu

Europa teme êxodo industrial para os EUA

Portugal vai enviar mais 14 blindados M113 à Ucrânia

Lithuania-Latvia gas pipeline blows up, but no sign of attack

It Turns Out Hillary Clinton, Not Russian Bots, Lost the 2016 Election

NATO e aliados discutem na Alemanha fornecimento de tanques modernos à Ucrânia

General dos EUA admite que será “muito difícil” expulsar forças russas da Ucrânia neste ano

Richard Dannatt: “O Ocidente deveria ter-se esforçado mais para integrar a Rússia na grande família de nações europeias”

Alemanha e França prometem apoio à Ucrânia, incluindo militar

Paulo Portas explica os motivos para a Alemanha hesitar em fornecer os Leopard 2 à Ucrânia

Leopard 2: Porquê que a Ucrânia quer estes tanques?

Alemanha “não se opõe” ao envio de tanques para a Ucrânia. Mas a que se deve o impasse dos aliados?

Aviso da Rússia: “Quem vai ter de pagar por esta pseudo ajuda vai ser o povo ucraniano”

Emmanuel Todd: “La Troisième Guerre mondiale a commencé”

Kiev diz que precisa de “centenas de tanques” para combater agressão russa

Vice-ministro da Defesa ucraniano demite-se após alegações de corrupção

O conhecido espectro da corrupção volta para assombrar a Ucrânia

Estonia plans to close the Gulf of Finland to Russia

“A chave é que tanto Scholz como Macron estão claramente a apoiar a Ucrânia” (Germano Almeida)

Germany has become the roadblock at the heart of Europe por Jeremy Cliffe

Guerra na Ucrânia: Cobardia alemã ou o reconhecimento do risco de escala? por Francisco Sena Santos

Putin says Russia’s economy beat expectations. Did sanctions fail? por Adam Taylor

Rival Theories of Multipolarity: Alexander Dugin and Jiang Shigong por Jonathan Culbreath

Tudo ao contrário! por Hugo Dionísio

Opressão “Democrática” por Hugo Dionísio

Em 2022 Temos a Explicação de 2023 por Hugo Dionísio

Davos: Forum de Entretenimento Mundial! por Hugo Dionísio

Five key points that the West can learn from China’s governance por Martin Jacques

2023 Outlook for Ukraine por Scott Ritter

A luta no Kremlin por Luís Delgado

Os segredos de Biden por Luís Delgado

A carnificina em Soledar por Luís Delgado

A social-democracia e a globalização por Bernardo Pires de Lima

O ano zero da nova Europa por Bernardo Pires de Lima

A adesão da Ucrânia por Bernardo Pires de Lima

Quais as empresas que podem beneficiar mais com o fim da guerra na Ucrânia? por Beatriz Cavaca

A realpolitik de Kissinger morreu em 2022 e isso não é mau por Gonçalo Ribeiro Telles

Zelensky, da comunicação à lenda por Alexandre Guerra

Os ucranianos que morram, mas sem atrapalhar a análise do senhor major-general por Tiago Franco

Os Leopardos de Davos por Carlos Matos Gomes

Putin e o mercado livre por João Mendes

(1) No Facebook em 17/01/2023.

(2) No Facebook em 18/01/2023.

(3) No Facebook em 18/01/2023.

(4) No Facebook em 19/01/2023.

(5) No Facebook em 20/01/2023.

(6) No Facebook em 20/01/2023.

(7) No Facebook em 21/01/2023.

(8) No Facebook em 21/01/2023.

(9) No Facebook em 22/01/2023.

(10) No Facebook em 24/01/2023.

(11) No Facebook em 24/01/2023.

Última Actualização: 24/01/2023.

Uma resposta para “”

Os comentários estão fechados.