O Brasil actual (1), por Anderson França

(Aviso: Antologia de textos publicados no Facebook. O título é da minha responsabilidade.)

«Olá, amigos.

A Meta e o Facebook me bloquearam por um mês, eu fiquei um mês em detenção, por ter dito que o bolsonarismo deveria ser criminalizado, assim como o nazismo.

No dia 29 de novembro, me bloquearam.

De lá pra cá, foram presas 4 pessoas, bolsonaristas, por prática de terrorismo, promoção de desordem pública e atentado contra o Estado de Direito.

De lá pra cá, mais de 30 inquéritos contra bolsonaristas foram abertos, e há mandados de busca e apreensão em todo o país.

De lá pra cá, foram tomadas medidas de segurança para a proteção do presidente eleito.

De lá pra cá, George Washington, responsável pelo plano de explodir um caminhão tanque, bolsonarista, foi preso, e identificado em outras ações.

De lá pra cá, Bolsonaro fugiu do país, em destino incerto.

Então eu queria apenas dar bom dia. E dizer que se a Meta não me entende, a História sim.

Acompanhe tudo que tem sido publicado no

Instagram: @blogandersonfranca e @canalcoluna

Koo: @andersonfranca»

Anderson França (1)

Anderson França (2)

Anderson França (3)

Anderson França (4)

«Nestes exatos 4 anos fora, e agora em asilo político na França, vi a violência contra mim e minha família crescer a tal ponto, que por os pés no chão onde eu nasci, hoje, é impossível.

Mas diferente de 4 anos atrás, o chefe da quadrilha de criminosos que me ameaça está agora sem nenhum poder. E eu espero que ele seja preso.

Vi a violência crescer no campo, nas aldeias e na favela. Os bolsonaristas, monstros fascistas, racistas e terroristas ganharam as ruas.

Hoje, muitos de vocês são exilados políticos, dentro das próprias casas. Dentro das igrejas, das ruas, no trabalho.

Lula,

construamos um caminho de reconstrução e paz.

Que a diaspora possa voltar. Que tenhamos comida, bebida, teto, alegria e paz.

O mundo aqui fora pode ser tudo.

Mas não é o Brasil.

E eu só sou o que sou porque sou fruto de um governo popular.

No início do governo Lula 1, eu era camelô. No fim, eu era educador popular e escritor.

Vamos retomar este país, juntos.

Contem comigo pra tudo.

Veio a noite.

Nós suportamos a noite.

Vem o dia, vamos, camaradas,

ao trabalho.

Viva o povo brasileiro.

Viva o povo brasileiro.»

Anderson França (5)

Anderson França (6)

«Não foi falta de aviso, post, grito.

Em 31 de dezembro de 2021, eu disse exatamente o seguinte:

“Seria muito delírio considerar que O VERDADEIRO MOTIVO DA VISITA DE BOLSONARO A ITALIA, para “receber homenagem da prefeita da cidade dos seus ancestrais com 4 mil habitantes” (uma cidade e uma coisa sem qualquer importância no meio de um encontro G20, que ele usou de pretexto e cortina de fumaça pra viajar)

foi, na verdade, para pegar em caráter imediato e presencialmente sua cidadania italiana,

pois ele sabe (e eu já conversei com gente da política que confirma isso) que se não for eleito, ele vai preso,

e pode sair do país dias antes do término do seu mandato para a Itália, onde não seria deportado, e mesmo receber asilo,

e, quando a pessoa tem urgência e dinheiro (7 mil euros) o governo italiano dá a cidadania no mesmo dia,

ainda mais sendo ele figura pública e com advogados que poderiam ajudar na encolha, dando cidadania pra família toda, em sigilo, como em sigilo é até sua carteira de vacinação?

Viajei ou faz sentido?”

Corta pra 5 de janeiro de 2022.

Bolsonaro fugiu dia 30 de dezembro. E a IstoÉ informa que ele vai pra Itália, com cidadania.

A questão é que esta não é minha única certeza. E eu voltei no post pra rir dos bolsonaristas que me xingaram.

A questão é que eu tenho outras hipóteses. Uma delas, é que Jair protege o filho, Flavio, o mandante do assassinato de Marielle Franco.

Com relação a eles, não costumo errar. Agora que está federalizado, que Dino prenda.»

Anderson França (7)

(1) No Facebook em 30/12/2022.

(2) No Facebook em 31/12/2022.

(3) No Facebook em 01/01/2023.

(4) No Facebook em 01/01/2023.

(5) No Facebook em 01/01/2023.

(6) No Facebook em 02/01/2023.

(7) No Facebook em 05/01/2023.

Última Actualização: 05/01/2023