O caso Elon Musk – parte 4

(E dura, e dura…

A propósito: Farta de ver defensores de bilionários. Notícia: eles têm dinheiro para pagar a bons advogados e relações públicas.)

«Elon Musk disse aos funcionários do Twitter que a insolvência da empresa não está fora de hipótese. A notícia está a ser avançada pela diretora-executiva da newsletter tecnológica Platformer.

“Elon Musk acabou de dizer aos funcionários do Twitter que não tem certeza da solidez financeira da companhia e que ‘a insolvência não está fora de questão'”, escreveu Zoe Schiffer na rede social.

Elon Musk disse aos funcionários do Twitter que a insolvência da empresa não está fora de hipótese. A notícia está a ser avançada pela diretora-executiva da newsletter tecnológica Platformer.

“Elon Musk acabou de dizer aos funcionários do Twitter que não tem certeza da solidez financeira da companhia e que ‘a insolvência não está fora de questão'”, escreveu Zoe Schiffer na rede social.

As declarações de Musk terão sido feitas durante uma reunião que, segundo Schiffer, terá sido comunicada aos funcionários com uma hora de antecedência e à qual compareceu com 15 minutos de atraso.

Ainda esta quinta-feira, o multimilionário comunicou aos trabalhadores o fim do teletrabalho, tendo o tema sido abordado durante a reunião que agora decorre. Segundo a diretora-executiva da Platformer, Musk terá avisado os funcionários que caso não compareçam no escritório, podem considerar a “demissão aceite”.»

Sílvia Abreu (1)

«Quando se começa a vender confirmações de identidade a 8 euros, torna-se fácil ser quem não é, mas pior, torna-se fácil destruir a credibilidade de quem verdadeiramente o é.

No caso, alguém fez-se passar pela Nintendo América e depois pegou na mascote principal e mandou o pessoal todo para outro lado.

Talvez então as empresas não estejam a fugir do Twitter por causa dos ativistas de esquerda que querem cancelamentos.

Mas diz o Muskas que estes 8 euros vão ser reponsáveis por 50% do retorno da empresa. É capaz, quando a empresa já estiver moribunda.»

Nelson Zagalo (2)

«Elon Musk, dono do Twitter, enviou seu primeiro e-mail aos funcionários. No texto, institui o fim do home office para todos e diz para que se preparem para “tempos difíceis à frente”, segundo a Bloomberg.

Musk disse ainda que não havia como “adoçar a mensagem” sobre perspectivas econômicas da empresa.»

G1 (3)

«O presidente executivo da Tesla, Elon Musk, vendeu 3,95 mil milhões de dólares (cerca de 3,93 mil milhões de euros ao câmbio atual) em ações da fabricante de veículos elétricos, dias depois de concluir a compra do Twitter por 44 mil milhões de dólares (43,8 mil milhões de euros).

(…) Musk, cujo património líquido caiu para menos de 200 mil milhões de dólares depois de alguns investidores abandonarem a Tesla, vendeu cerca de 19,5 milhões de ações entre sexta e terça-feira, noticia a “Reuters”, citando dados da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA.

Alguns analistas esperavam que esta venda fosse acontecer, pois Musk necessitava de financiar parte da compra da rede social Twitter.

Em abril o dono da Tesla tinha dito que não iria vender mais ações, mas voltou a fazê-lo em agosto (6,9 mil milhões de dólares, ou 6,8 mil milhões de euros) e novamente agora.»

Expresso (4)

«Elon Musk prometeu um Twitter com mais “liberdade de expressão”, mas já começou a controlar a rede social quando é o seu nome que está em causa

Cresce o número de atores verificados no Twitter que viram as suas contas suspensas, depois de terem parodiado o novo dono daquela rede social, Elon Musk.

As humoristas Sarah Silverman e Kathy Griffin foram suspensas da plataforma, depois de terem mudado os nomes das suas contas no Twitter para “Elon Musk”. Rich Sommer, ator de “Mad Men”, terá também sido suspenso, de acordo com o “NME”.»

Blitz (5)

«Parece que com a aquisição do Twitter por Elon Musk, as pessoas acordaram para os abusos da sacrossanta “liberdade de expressão” e para obrigatoriedade de ciberpolícia e ciberpolítica. A propósito da pandemia e dos milhares que morreram por desinformação, eu sempre batalhei por este ponto. Não há liberdade sem responsabilidade, e a liberdade de expressão, tem, obviamente, limites… A discussão é quais, e é, claro, uma discussão muito difícil e densa, mas o bem-comum tem que ser protegido nas ruas, e nas redes sociais que mais tarde ou mais cedo saltam para as ruas… muitas vezes para o bem, mas demasiadas vezes para o mal. Não se pode incentivar o ódio, a violência, o ataque às instituições, mentiras, calúnias, desinformação que nos mata… temos que ter limites. Não há civismo sem regras.»

Gustavo Carona (6)

«Ainda não consegui perceber se o Elon Musk é um génio do mal ou o idiota mais sortudo do planeta.

O mais provável é que seja um tipo esperto acossado de uma soberba tal que não lhe permite conhecer os seus próprios limites»

Antonio Campos (7)

«O novo dono da rede social Twitter, Elon Musk, garantiu este domingo que quer transformar a rede social na “fonte de informação mais fidedigna do mundo”, defendendo a decisão de cobrar dinheiro pela verificação dos perfis.

Em mensagens publicadas no Twitter, onde tem cerca de 25 mil seguidores, o milionário disse ser essa a “missão” da empresa, acrescentado que a veracidade das informações que circulam na rede social deve torná-la “de longe” a fonte mais confiável.»

Agência Lusa (8)

«O CEO concentra nele mesmo não só todo o funcionamento da Tecnologia, como todo o funcionamento dos Recursos Humanos, todo o funcionamento da Comunicação, ao que se devem juntar mais umas quantas funções… Para isto, não era preciso despedir 50%, mandava todos embora e ficava sozinho a cumprir o sonho.»

Nelson Zagalo (9)

«A monumental estupidez do Musk está a fazer mais pela destruição do mito do herói-capitalista do que milhares de textos e argumentos políticos da esquerda mundial.»

Jorge Candeias (10)

(1) Notícia do Jornal de Negócios, 10/11/2022.

(2) No Facebook em 10/11/2022.

(3) Notícia do G1, 10/11/2022.

(4) Notícia do Expresso, 09/11/2022.

(5) Notícia do Expresso, 08/11/2022.

(6) No Facebook em 08/11/2022.

(7) No Facebook em 07/11/2022.

(8) Notícia da CNN Portugal, 07/11/2022.

(9) No Facebook em 11/11/2022.

(10) No Facebook em 11/11/2022.

Ver Mais sobre a Vida de Elon Musk:

Elon Musk’s Twitter Is a Scammer’s Paradise

Twitter reactivated the ‘Official’ gray check for accounts that are actually verified

Mais de 100 Mil Despedimentos e Polémicas Pelo Meio: o Encolher de Silicon Valley

Se já se perdeu na história Elon Musk vs. Twitter, este artigo é para si: €44 mil milhões, 3750 despedidos, contas canceladas e uma pia

Twitter volta atrás e pede para que funcionários demitidos ‘por engano’ retornem ao trabalho

Com o Twitter em caos, o Mastodon está a crescer rapidamente

Les Regrets de Jack Dorsey, le cofondateur de Twitter, Après le rachat d’Elon Musk

Elon Musk is putting Twitter at risk of billions in fines, warns company lawyer

No, insulin is not free: Eli Lilly is the latest high-profile casualty of Elon Musk’s Twitter verification mess

Elon Musk Thought He Knew Twitter Until He Owned It (Trevor Noah)

Elon Musk has gone too far. It’s time to boycott Tesla por Rita Trichur

Os oligarcas estão a aparecer à luz do dia por Carlos Matos Gomes

New Twitter boss Elon Musk is the dog that caught the car – with all the journos in the back seat por J. R. Hennessy