Leituras: A Ordem do Capital, de Clara E. Mattei

A Autora (1)

Clara E. Mattei (1988-    ) é uma economista, historiadora e professora universitária.

88, é mestre em Filosofia e doutorada em Economia. Foi membro da School of Social Sciences no Institute for Advanced Studies de Princeton entre 2018 e 2019. A sua investigação contribui para a história do capitalismo, explorando a relação crítica entre as ideias económicas e a formulação de políticas tecnocráticas. Ela publicou em 2022 o seu primeiro livro, The capital order: how economists invented austerity and paved the way to fascism.

O Livro

Da sinopse: «Baseando-se em material de arquivos recém-descoberto na Grã-Bretanha e em Itália, grande parte dele traduzido pela primeira vez, A Ordem do Capital faz um relato novo, lúcido e muito crítico, da promoção da austeridade – e do sistema económico moderno – enquanto alavanca do poder político contemporâneo.»

Antes do Consenso de Washington, da Escola de Chicago e do Pacto de Estabilidade e Crescimento…. houve o consenso de Bruxelas (1920) e de Génova (1922). No pós-1ª Guerra Mundial existiram revoltas dos trabalhadores, exigindo melhores salários e condições de vida. Alguns governos, como o da Grã-Bretanha, atenderam a algumas dessas reivindicações (nunca todas). Como resposta a essa revolta foi criada entre economistas, banqueiros e homens de negócio a ideia de uma nova ordem, baseada na austeridade.

A autora analisa em mais profundidade os casos da Grã-Bretanha e da Itália na década de 20 do século XX, sobretudo o papel de um punhado de homens na imposição destas ideias: Basil Blackett, Ralph George Hawtrey, Maffeo Pantaleoni, Alberto de’ Stefani, Luigi Einaudi, entre outros. Também mostra o apoio inequívoco dos banqueiros, economistas e homens de negócio britânicos às medidas autoritárias de Benito Mussolini para impor a austeridade. Daqueles livros difíceis mas necessários. Gostei muito.

Leitura de: Clara E. Mattei, A ordem do capital: como os economistas inventaram a austeridade e abriram caminho ao fascismo (Lisboa, Temas e Debates (Bertrand), 2024)

Nota Lateral: Vencedor do Herbert Adams Baxter Prize de 2023 da American Historical Association.

Ver Também:

Livros lidos em 2023 e que serão úteis em 2024 por João Rodrigues

Não é só em países distantes por João Rodrigues

Quando os liberais se apaixonaram por Benito Mussolini por Clara E. Mattei

(1) Fontes de informação: Clara Mattei (sítio oficial) e Wook.