Fotografias geradas por IA partilhadas como verdadeiras nas redes sociais

Algumas Fotografias (Há Muito Mais!):

(a)
(b)
(c)
(d)
(e)
(f)
(g)
(h)

Alguns Comentários Importantes:

«Duas fotos (a) (b) que apareceram na minha timeline nos últimos cinco minutos. A “aldeia iraniana” (b) já vi aqui várias vezes.

Faz-me impressão que são partilhadas pelos amigos como curiosidades/belezas surpreendentes e reais. Não tenho provas nem me tenho empenhado em provar que não são. Mas sei que é muitíssimo mais provável que sejam produtos da Inteligência Artificial. A IA produz essas imagens a quem lhe pede instantâneamente e aos pontapés.

Por esse andar, daqui a um ano já ninguém distingue entre imagens reais e artificias. E tenho para mim que isso não é bom.»

Lutz Brückelmann (1)

«Esta “fotografia” (c) tresanda a IA. Pior, decorre de um conceito tão velhinho e banal que até em bancos de imagens anda. No entanto, é partilhada por todo o lado, a propósito de Gaza e da Ucrânia.

Começa a ser indispensável algum bom senso para lidar com este material. Mas, realmente, as redes sociais talvez não sejam o local indicado para pedir tal coisa.»

Luis Miguel Rainha (2)

«De 0 a 10 quão racista é esta imagem? (d)

De 0 a 10 quão crédulos temos que ser para acreditar que é uma foto fofa?

Podemos confiar em análises políticas de pessoas que olham para esta imagem e acham que vale a pena partilhar como se fosse real e não para denunciar este flagelo de pessoas que acreditam que imagens claramente falsas são reais?»

Zênite Zandavalli (3)

«Mas porque é que são sobretudo mulheres que comentam embevecidas fotos fofinhas de crianças geradas por Inteligência Artificial como se fossem reais? Já nem distinguem um moranguinho 🍓 emoji de um morango real?»

Zênite Zandavalli (4)

«Se não estivesse a par do fenómeno acho que papava esta (g), só mesmo o pé do garoto é que está mal feito»

Zênite Zandavalli (5)

Ver Também:

How Spammers, Scammers and Creators Leverage AI-Generated Images on Facebook for Audience Growth

(1) No Facebook em 09/05/2024.

(2) No Facebook em 19/05/2024.

(3) No Facebook em 08/05/2024.

(4) No Facebook em 16/04/2024.

(5) No Facebook em 16/04/2024.