Leituras: Lendo Erich Maria Remarque – parte 7

O Caminho do Regresso

Este livro foi publicado originalmente em 1931. Teve como título Der Weg zurück (em inglês The Road Back ou The Way Back).

Embora o livro siga personagens diferentes daqueles de A Oeste Nada de Novo, pode-se presumir que eles estavam na mesma companhia, já que os personagens lembram outros personagens do romance anterior. Tjaden é o único membro da 2ª Companhia a aparecer com destaque em ambos os livros. Este romance conta como foi a chegada e adaptação de alguns  soldados alemães depois da 1ª Guerra Mundial. Em 11 de Novembro, um armistício com a Alemanha foi assinado. Em 9 de Novembro, aconteceu uma revolução. O social-democrata Philipp Scheidemann declarou a Alemanha como uma república. O Kaiser, os reis e outros governantes hereditários foram removidos do poder e Guilherme fugiu para o exílio nos Países Baixos.

Ao regressar a casa os soldados encontram, portanto, esta convulsão. Tentam-se integrar, mas as lembranças do passado – e o stress de guerra – não ajudam. Sentem-se desamparados (e mesmo malquistos) pelo novo governo. Uma parte deles ficou para sempre na frente de batalha. As relações de poder mudaram: alguns que eram soldados subalternos são agora profissionais de sucesso (e vice-versa). E ainda há o desemprego, a inflação, etc. Remarque mostra o pessimismo dos personagens principais em relação à sociedade contemporânea que, segundo eles, está moralmente falida porque alegadamente causou a guerra e aparentemente não deseja reformar-se.

Erich Maria Remarque faz o retrato perfeito de um grupo que não se consegue integrar numa sociedade em convulsão: a guerra mudou-os de forma irreparável; e a própria sociedade não lhes dá grandes hipóteses. Gostei.

Leitura de: Erich Maria Remarque, O caminho do regresso (Mem Martins, Europa-América, 1978)

Nota Lateral 1: Este livro foi banido pelos nazis.

Nota Lateral 2: Em 1937 o realizador James Whale realizou um filme baseado neste livro.