Esta oliveira tem pelo menos 300 anos, por Giovanni Mascherucci

(Da série: Portugal desde 2010… PS e PSD a mesma luta!)

«Esta oliveira tem pelo menos 300 anos. O jardim onde foi transplantada fica na província de Roma. Fui eu que a consegui recuperar do trauma do transporte, e agora o dono, agradecido, enviou-me a foto a dizer “estou à tua espera para a poda”. Mas o que queria contar sobre esta oliveira é que ela é…portuguesa! Quando vi a árvore pela primeira vez, comentei a idade e perguntei ao dono quanto a tinha pago. O preço duma árvore como essa, em Itália, é de 9000-11000€ pelo menos. O dono, todo satisfeito, respondeu-me :”4500€, transporte e implantação incluídos. Vem de Portugal mas a empresa que ma vendeu é espanhola”.

Esta árvore foi vendida a um terço de um terço do seu valor real.

E sabem porquê? Porque as multinacionais espanholas compram terras em Portugal, vendem as oliveiras centenárias aos ricos de toda Europa, e põem lá os seus olivais hiper intensivos cheios de pesticidas que depois de 15 anos deixam a terra completamente inutilizável. E ainda tem o descaramento de vender essa caca de azeite a preços exorbitantes para o que é, inclusive em garrafas de plástico!

Uma única oliveira a partir dos 75 anos de idade armazena 40-50 Kg de CO2 por ano, limpando o ar. Quanto mais velha, mais CO2 armazena. Portanto mau azeite, caro, e menos possibilidade de retirar CO2 no ar.»

Giovanni Mascherucci (1)

(1) No Facebook em 04/12/2023.