Leituras: O Fim da Vergonha, de Vicente Valentim

O Autor (1)

Vicente Valentim é um especialista em ciência política. Começou por se licenciar em piano jazz na Escola Superior de Música de Lisboa. Mudando depois de área, concluiu um mestrado em ciência política no ISCTE-IUL e um doutoramento no Instituto Universitário Europeu, em Florença. Venceu vários prémios por esse doutoramento. Neste momento está a fazer o pós-doutoramento na Universidade de Oxford. Entretanto ingressará na IE University como professor assistente de política comparada.

O Livro

Este livro é uma edição condensada da tese de doutoramento de Vicente Valentim, publicada originalmente com o título The Normalization of the Radical Right: A Norms Theory of Political Supply and Demand.

Como o título indica, este livro debruça-se sobre o abrandamento das normas sociais, que tornam possível as pessoas se assumirem como votantes na direita radical (2).  O autor observa, e bem, que facto de grande parte das pessoas que expressam actualmente o seu apoio à direita radical já terem antecipadamente essas ideias em privado, não tendo até agora à-vontade para o manifestarem em público por causa da pressão social. Na sua tese usou muitos dados de outros autores, mas penso que as suas conclusões são acertadas.

Concluindo

O livro é bom. Mas o seu autor apenas se debruça sobre um factor que leva ao voto na extrema-direita. Nada contra: é assim que se faz investigação.

Há, no entanto, muitos outros factores a ter em conta. Eis alguns deles:

– A situação económica de um país;

– O papel dos media na normalização da extrema-direita;

  • O papel das redes sociais na normalização da extrema-direita;

– O papel dos políticos de outros partidos na normalização da extrema-direita;

– Quem são os financiadores destes partidos e porque o fazem.

Leitura de: Vicente Valentim, O fim da vergonha : como a direita radical se normalizou (Lisboa, Gradiva, 2024)

Nota Lateral 1: O autor cita Cas Mudde, Pippa Norris, Riccardo Marchi, Mariana S. Mendes, entre outros.

Nota Lateral 2: Vencedor de vários prémios, nomeadamente o Prémio Jean Blondel, atribuído pelo European Consortium for Political Research para a melhor tese escrita na Europa no domínio da Ciência Política,

(1) Fontes de informação: Vicente Valentim.com e Wook.

(2) Vicente Valentim acaba por englobar a chamada extrema-direita e a chamada direita radical na sua análise e eu penso que faz muito bem.

Neste Blogue:

“Isto é o futuro”?, de Manuel Loff

Leituras: Dez Argumentos para Apagar já as Contas nas Redes Sociais, de Jaron Lanier

Ver Também:

Meloni, Orbán, Le Pen back Spanish far right in ‘battle against Brussels’

Le Pen rompe com AfD: crise na extrema-direita a menos de três semanas das Europeias por Paulo Querido

Última Actualização: 03/06/2024