Amazon abandona sem caixas nem filas para pagar depois de se verificar que sua “IA” foi alimentada por 1000 empregados humanos, por Victor Tangermann

(Subtítulo: Era tudo fumaça e espelhos.)

«”Só sair”

A Amazon está desistindo de sua tecnologia incomum “Só Sair”, relata The Information, que permitia aos clientes simplesmente colocar suas compras nos sacos e sair da loja sem ter que entrar na fila do caixa.

A tecnologia, que só estava disponível em metade das lojas Amazon Fresh da gigante do comércio eletrónico, usava uma série de câmaras e sensores para rastrear com o que os compradores saíam da loja. Mas em vez de fechar o ciclo tecnológico com pura automação e IA, a empresa também teve de contar com um exército de mais de 1000 trabalhadores na Índia, que atuavam como caixas remotos.

Por outras palavras, a “Só sair”– uma estratégia de marketing altamente invasiva para conseguir que mais clientes comprem nas suas lojas e, ao mesmo tempo, prejudica ativamente o mercado de trabalho local – poucos sentirão a falta.

Supermercados Distópicos

Em vez do “Só Sair”, a Amazon agora aposta em scanners e telas embutidas no carrinho de compras chamado Dash Carts.

A tecnologia que estão substituindo, no entanto, era muito mais ambiciosa. Em 2018, a Amazon começou a lançar seu sistema “Só Sair”, que pretendia revolucionar a experiência de varejo com IA em todo o mundo. Várias outras empresas, incluindo o Walmart, seguiram o exemplo e anunciaram lojas semelhantes sem caixa.

Mas, cinco anos depois, o sistema aparentemente tornou-se ainda mais um fardo. De acordo com The Information, a tecnologia era simplesmente muito lenta e cara para implementar, e os caixas terceirizados demoravam horas para enviar dados para que os clientes pudessem receber seus recibos.

Além de depender de mão de obra barata e subcontratada em vez de pagar salários justos localmente, os críticos também questionam há muito tempo a prática da Amazon de armazenar uma horda de dados confidenciais, incluindo o comportamento dos clientes na loja, transformando uma rápida visita à loja em um pesadelo de privacidade.

No ano passado, o grupo de defesa do consumidor Surveillance Technology Oversight Project entrou com uma ação coletiva contra a Amazon, acusando a empresa de não informar aos clientes que estava vendendo secretamente dados à Starbucks para obter lucro.

Apesar da sua entrada agressiva no mercado retalhista, a presença da Amazon nos supermercados nos EUA ainda é ofuscada pela dos seus concorrentes, incluindo Walmart, Costco e Kroger, como aponta o Gizmodo.

Ainda não se sabe se o Dash Carts será menos invasivo do ponto de vista da privacidade de dados.»

Victor Tangermann (1)

Ver Também:

A blow to ‘Just Walk Out’ por Christine Mui

Artificial intelligence, labour and society ( European Trade Union Institute)

Amazon vai abrir o primeiro supermercado na Europa (sem caixas nem filas para pagar) (2021)

(1) Em The Byte, 02/04/2024.