Leituras: Conversas com a Minha Gata, de Eduardo Jáuregui

O Autor (1)

Eduardo Jáuregui (1971-  ) é um escritor e psicólogo espanhol. Filho de e Jose Antonio Jáuregui. Nasceu em Oxford, e passou uma infância feliz entre esta cidade, Madrid e Los Angeles. Licenciou-se em Psicologia Social na London School of Economics em 1993. Doutorado em Ciências Políticas e Sociais pelo Istituto Universitario Europeo di Firenzi e especializado na área do Humor e Psicologia Positiva, é professor na Saint Louis University, em Madrid. Em 2005 ampliou a fábula  Juicio a los Humanos escrita por seu pai, sendo este o seu primeiro livro de ficção. É também cofundador da consultora Humor Positivo. Tem vários livros publicados e escreve para vários jornais e revistas.

O Livro

Conversaciones con mi Gata foi publicado originalmente em 2013.

A sinopse: «Em vésperas do seu 40.º aniversário, Sara Léon, uma espanhola emigrante em Londres, dá-se conta de que não é uma mulher feliz. O trabalho na empresa já não a entusiasma. A relação com Joáquin está próxima do fim. Em Espanha, a crise económica afeta de forma irreversível a sua família. E como se isto não bastasse eis que entra na sua vida, através de uma janela, Sibila, uma elegante e misteriosa gata abissínia falante que prova conhecer mais sobre a vida de Sara do que a própria».

Embora se trate de um romance, este livro tem mais conselhos de psicologia, ioga e mindfulness que uma estória a contar. No entanto gostei dos conselhos e da forma como são apresentados. O conselho de que mais gostei foi:

Escrever é brincar.

Gostei do livro mas não adorei.

Leitura de: Eduardo Jáuregui, Conversas com a minha gata (Barcarena, Presença, 2015)

Nota Lateral: No final do livro o autor agradece a Lao Tse, Erich Fromm, Jon Kabat-Zinn, Thich Nhat Hanh, Mahatma Gandhi, Félix Rodríguez de la Fuente, Jane Goodall, Ed Wilson, Gustavo Diex, Martin Seligman, Federico García Lorca, José Luis Perales, Alejandro Jodorowsky, Gonzalo del Valle-Inclán, entre outros.

(1) Fontes de informação: Grupo Presença e Eduardo Jáuregui (sítio oficial).