Palavras soltas (14)

Cara Amarela (Yellowface)

Yellowface em inglês ou cara amarela em português, é uma forma de maquiagem teatral usada por artistas brancos para representar uma pessoa de etnia Leste Asiática ou Neo Oriental semelhante à prática de blackface com afrodescendentes. Continua a ser usada no cinema e no teatro.

Hikikomori

«Vivem completamente isolados dentro de casa, muitas vezes por períodos longos que podem ir desde meses a anos. Não têm qualquer convívio presencial com outros seres humanos e nem sequer vontade disso. Este fenómeno extremo de isolamento social é conhecido na comunidade científica como Hikikomori. Um fenómeno que não é novo – foi identificado pela primeira vez no Japão na década de 70 –, mas que a pandemia parece ter vindo potenciar e que pela primeira vez foi estudado em Portugal, com resultados perturbadores.» (1)

«Foi estudado pela primeira vez em Portugal e afeta sobretudo jovens adultos. Além dos casos identificados de Hikikomori, há uma grande percentagem de pessoas em risco de entrar neste círculo vicioso. Psicóloga e professora universitária responsável pelo estudo avança sinais de alerta e dá uma ideia do que deve ser feito para resgatar deste “profundo isolamento social” quem nos é mais próximo.» (1)

Quilombo

Comunidade quilombola de Curiaú, no Amapá (Brasil)

Os quilombos, no passado, constituíram-se em locais de refúgio de africanos escravizados e afrodescendentes em todo o continente americano. Na visão do Conselho Ultramarino do Governo português em 1740 como todo “agrupamento de negros fugidos que passe de cinco, ainda que não tenham ranchos levantados em parte despovoada nem se achem pilões neles”. Após diversos estudos académicos, especialmente das áreas da História e Antropologia, percebeu-se que restringir os quilombos à situação de fuga não dá conta das dinâmicas sociais que esses grupos passaram. Alguns quilombos se formaram a partir de compra de muitas terras de escravizados alforriados, alguns receberam áreas por meio de herança, outros grupos se mantiveram em fazendas decadentes. Ainda, a concepção de que os quilombos apenas se conformaram de forma isolada não reflete o que ocorreu em muitos lugares, assim como houve diversos quilombos urbanos.

Conforme a Associação Brasileira de Antropologia, o termo quilombo tem assumido novos significados. Hoje o termo quilombo refere grupos étnicos conceitualmente definidos pela Antropologia como: um tipo organizacional que confere pertencimento através de normas e meios empregados para indicar afiliação ou exclusão. No que diz respeito a territorialidade desses grupos, a ocupação da terra é predominando o uso comum (não são lotes individuais), com seu uso obedecendo a sazonalidade das atividades, sejam agrícolas, extrativistas e outras, baseadas em laços de parentesco e vizinhança, assentados em relações de solidariedade e reciprocidade. No fundo hoje o Quilombo é entendido como comunidades de vizinhos, com uma base comum, e com o passado comum de serem descendentes de escravos. (2)

(1) Fonte: CNN Portugal.

(2) Fonte: Wikipédia em Português.