Mercearia do Bolhão vai Fechar ou uma Tristeza Portuguesa

A Imagem:

A notícia: Mercearia mais antiga do Porto vai fechar — e uma nova Ale-Hop vai ocupar o espaço

O Meu Comentário:

Isto já se tornou rotina em Portugal. Mas enfim, viva o progresso. A notícia está muito bem escrita porque dá para perceber alguns factores que levam ao fecho de sítios como esta mercearia ou o Espaço Eça (em Leiria):

  • Os residentes, que foram desaparecendo, porque deram lugar agora aos Alojamentos Locais. Ora quem frequenta um AL não pensa ir habitualmente ir a uma mercearia como esta. Talvez vá lá um dia fazer turismo mas não mais do que isso. Ora as mercearias precisam é de clientes habitais, que vão lá pelo menos uma vez por semana.
  • A maioria das autarquias acaba por favorecer mais os Hipermercados e Centros Comerciais e menos o pequeno comércio. É mais fácil ir a um Hipermercado, com estacionamento gratuito e Tudo incorporado que ir de proposito a uma mercearia de bairro.
  • Neste caso é o proprietário da Mercearia do Bolhão que vai arrendar o espaço à Ale-Hop. Mas em muitos casos são as rendas elevadas (e tudo o que foi falado atrás) que fazem os pequenos empresários desistir dos negócios e fechar locais importantes para uma cidade / aldeia / comunidade.