Especial Portugal sem Comboios em 2024

Continuamos nos “cenários”, nas hipóteses!

Alguns Linques e Opiniões:

Leiria-Gare ou construção de nova estação na Barosa são hipóteses para paragem da alta velocidade

Circulação na linha da Beira Baixa interrompida devido a aluimento de terras

Governo considera que concurso público do TGV tem de ser lançado até 18 de Janeiro

Gaia capta passageiros a sul do Douro mas Estarreja continua contra o TGV

Montenegro defende que Governo apenas tem de apresentar candidatura ao TGV

Linha Évora-Elvas: o “atalho” que nos vai ligar mais depressa e melhor por comboio a Espanha

Medway e Captrain têm comboios novos em Espanha que só podem circular em Portugal a partir de 2026

La alta velocidad conectará desde marzo Vigo y Madrid por Santiago en poco más de 3 horas y media

La fallida modernización del tren a Oporto: 86 millones sin reducir tiempos y no caben en los andenes

Costa saúda “dia histórico” da aprovação do TGV e garante concurso para a semana

Defender mudança de bitola é ignorância e desconhecimento do mercado ferroviário, defende Presidente da Medway

Estado em risco de pagar mais de 230 milhões pelo TGV de Sócrates

Espanha dá mais um passo para Lisboa em bitola ibérica

CP a gozar com quem trabalha por Nuno Botelho

As Inevitáveis Citações:

«Este abrigo construído nos anos 50 oferece muito melhor protecção contra a chuva que os novos abrigos de autocarro colocados agora na estação ferroviária de Vila Nova de Gaia 🌞

Agradeçam à IP

(ispecialistas em cenas rodoviárias nomeadamente paragens de autocarro)»

maquinistas.org (1)

«Acreditar na Europa. O Comboio Noturno é parte essencial da Construção Europeia. Mas países há (se assim é possível chamá-los), cuja classe política dirigente manifesta pelos Serviços Internacionais Noturnos um completo desinteresse. Não merecem o voto de todos aqueles que acreditam no Projeto Europeu.»

Manuel Tão (2)

«Lá para o final da década, é verdade, mas está decidido. Finalmente teremos comboio de alta velocidade. A Espanha, mesmo aqui ao lado, não desperdiçou os milhões europeus e já o tem há uma série de anos. Na altura em que Espanha decidiu e avançou, Portugal, mais uma vez, poupou no futuro que, pouco antes, Manuela Ferreira Leite e José Sócrates se encarregaram de adiar: o PSD de Passos Coelho e de Luís Montenegro, que agora o aceita contrafeito, também rejeitou a ajuda europeia para a concretização de um investimento estruturante importantíssimo e decidiu que Portugal não precisava cá de alta velocidade para nada. A mesma posição defendida pelo Chega, o único partido que hoje votou contra, mas no Chega entende-se perfeitamente. As ideias naquelas cabeças, à semelhança do que acontecia há uma dúzia de anos com o PSD que hoje disfarça por haver eleições à vista, também viajam à velocidade de um regional, daqueles que chegam ao destino com mais de uma década de atraso. Isto com muita sorte. Nos poucos dias em que não estão completamente paradas à espera de qualquer coisinha que valha aquela gritaria que lhes dá sentido à vida. Gritem à vontade. A alta velocidade está decidida. Até que enfim.»

Filipe Tourais (3)

(1) No Facebook em 06/01/2024.

(2) No Facebook em 02/01/2024.

(3) No Facebook em 10/01/2024.

Última Actualização: 18/01/2024