Leituras: Ler para Viver, de Sandra Barão Nobre

Interesso-me por biblioterapia desde que ouvi falar nesse campo do saber. Tenho seguido o trabalho de Sandra Barão Nobre com entusiasmo. Por isso tornou-se urgente ler este livro. Talvez o problema seja que me interesso por muita coisa… e me disperso.

A Autora (1)

Sandra Barão Nobre é neste momento a única biblioterapeuta que conheço em Portugal. É licenciada em Relações Internacionais pela Universidade de Lisboa (1995). Trabalhou num call center e, durante 13 anos, numa livraria online. Desde 2016  dedica-se em exclusivo à biblioterapia como profissional independente. Para tal, somou ao Certificado de Competências Pedagógicas (2013) um Certificado Internacional de Coaching Practitioner (2016), uma formação em Biblioterapia para a Infância e Juventude na Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto (2016) e uma Pós-Graduação em Biblioterapia e Mediação da Leitura Literária pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó, no Brasil (2022). Uma Volta ao Mundo com Leitores (2017) foi o seu primeiro livro, seguido de Três Vezes Irão: Viagens Anotadas (2021).

O Livro

Este livro é a única introdução à biblioterapia existente em Portugal. Combina conhecimento científico com a simplicidade e a coloquialidade, com o objectivo de chegar a todos os públicos. Sandra Barão Nobre explica o que é a biblioterapia, faz uma resenha histórica desta actividade, especifica as fases de um processo biblioterapêutico e as teorias associadas. A biblioterapia acaba por ser um campo multidisciplinar e interdisciplinar, onde se (des)encontram a biblioteconomia, a psicologia, a psiquiatria, entre outros campos do saber. Gostei muito.

Leitura de: Sandra Barão Nobre, Ler para viver : como a biblioterapia pode melhorar as nossas vidas (Lisboa, Nascente (Penguin PT), 2024)

Nota Lateral 1: Ao longo da leitura deste livro lembrei-me de O que Procuras Está na Biblioteca, de Michiko Aoyama. O que a bibliotecária Sayuri Komachi faz é biblioterapia embora a autora nunca o refira.

Nota Lateral 2: Espero conseguir trazer a biblioterapia mais para as minhas praticas profissionais… porque inconscientemente todos os leitores são biblioterapeutas.

Ver Também: A Biblioterapeuta (sítio oficial)

(1) A principal fonte desta biografia é o livro. No entanto foi consultado também o Wook.