Leituras: Hábitos Atómicos, de James Clear

O Autor (1)

James Clear (1986-    ) é um escritor norte-americano especializado em hábitos e processos decisórios.

Formou-se em biomecânica na Universidade de Denison (Ohio) em 2008, onde também actuou como capitão da equipa de basebol. Depois da licenciatura iniciou sua carreira como coach de desempenho para atletas e executivos. Começou também a escrever e falar em público. Em 2012 criou um site (jamesclear.com) onde começou a escrever regularmente e começou a dar cursos online. Em 2018 publicou este livro, que se tornou um bestseller. (2)

O Livro

Na introdução James Clear afirma que se baseou na biologia, neurociência, filosofia, psicologia e outras áreas do conhecimento. Esta é uma síntese desses conhecimentos. O livro aprofunda algumas ideias expostas por Charles Duhigg em A Força do Hábito: nomeadamente os quatro passos – deixa, anseio, resposta e recompensa. Tanto James Clear como Charles Duhigg são influenciados por B. F. Skinner e pelo Behaviorismo, que tem muito poder, no campo das ideias, no Estados Unidos.

Este é um livro muito útil, cheio de boas sugestões acerca de como podemos criar bons hábitos – e acabar com os hábitos nocivos. Espero relê-lo em breve. No entanto, ao mesmo tempo, senti-me um ratinho à procura de uma deixa para deixar um mau hábito.

Leitura de: James Clear, Hábitos atómicos : pequenas mudanças, grandes resultados (Alfradide, Lua de Papel (Leya), 2022)

(1) A principal fonte desta biografia é o livro. No entanto foram consultados também: Jamesclear.com, Wook e Wikipédia em Inglês.

(2) O seu percurso é semelhante a Mark Manson, que aliás, recomenda o livro na capa.