Leituras: O Jardineiro que Tinha Fé, de Clarissa Pinkola Estés

 Mulheres que correm como lobos, de Clarissa Pinkola Estés foi um dos livros do ano 2019 e é um dos livros da minha vida. Por isso quando tive oportunidade de ler mais desta autora aproveitei.

A Autora (1)

Clarissa Pinkola Estés (1945- ) é uma escritora, especialista em psicanálise junguiana e cantadora (guardiã de histórias antigas) segundo a tradição latino-americana. É norte-americana. Filha de norte-americanos de origem mexicana, pobres e analfabetos, foi mais tarde adoptada por um casal de imigrantes húngaros, Maruska Hornyak e Joszef Pinkola, com situação económica semelhante.

Pratica clínica privada há mais de 25 anos e foi diretora executiva do C. G. Jung Center for Research and Education nos Estados Unidos. Estés dirige atualmente a C.P. Estés Guadalupe Foundation, uma organização de direitos humanos que tem como uma das suas missões primordiais a difusão de histórias animadoras via rádio. Estés é editora-chefe do TheModeratevoice.com, um blogue de notícias e política onde também escreve sobre questões de cultura, alma e política.

Este Livro

Esta história foi tirada de outro livro da autora, The Creation of Stones (publicado em 1970). Trata-se de uma homenagem a tio húngaro da sua família adoptiva e a todos os refugiados que durante a 2ª Guerra Mundial fugiram para os Estados Unidos.

A narradora / autora em menina, ouvia as histórias do seu tio húngaro, um dos muitos irmãos do pai. Aqui ela conta uma delas. Este é um livro que nos traz força interior. O livro é comovente e mostra como ter força em momentos difíceis.

Gostei muito.

Leitura de: Clarissa Pinkola Estés, O jardineiro que tinha fé : uma fábula sobre o que nunca pode morrer (Barcarena, Marcador, 2023)

Ver Também:

Clarissa Pinkola Estés (sítio oficial)

(1) Fontes de Informação: Wook; Clarissa Pinkola Estés (sítio oficial); Wikipédia.