Observatório Quotidiano 12-11-2021

Agora é que quem não se queria vacinar tem a desculpa perfeita: estudo mostra que vacinados transmitem a covid-19 tanto como os não vacinados, mas por menos tempo. Mesmo assim, continuo militante das vacinas. Entretanto a comunicação social portuguesa segue dando todo o palco àqueles que minimizam a doença.

De acordo com o relatório da OCDE de 2021, nos países que fazem parte da organização (30 países), reporta que a Covid-19, contribuiu, direta e indiretamente, para um aumento de 16% no número de mortes expectáveis em 2020 e na primeira metade de 2021, com a esperança de vida a cair em 24 países. A maioria das mortes por covid-19 ocorreu em pessoas com 60 ou mais anos. E isto em 30 países, a maioria europeus!

Segundo um recente balanço da agência noticiosa AFP, a Covid-19 provocou pelo menos 5047055 mortes e 249,76 milhões infeções em todo o mundo.

O Covid-19 em modo pandémico durará até 2024? O médico e sociólogo Nicholas Christakis acredita que sim. Oh, não!

Notícia do El País de 9 de Novembro:

**

Documentos divulgados no final de Outubro pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH na sigla em inglês) levantam novas questões sobre pesquisas de vírus financiadas pelo governo norte-americano e realizadas na China. Os relatórios anuais da EcoHealth Alliance mostram que esta entidade norte-americana, e sua parceira, o Instituto de Virologia de Wuhan, estavam envolvidos em experiências arriscadas e que o NIH pode não ter tido pleno conhecimento dessas atividades. Portanto e se a criação do virus Covid-19 terá sido feita pelos chineses… sob o comando dos norte-americanos?!

**

Entretanto novos virus surgem. Está a circular em Portugal denominado vírus de Schmallenberg (SBV), que se transmite por mosquitos e afeta especialmente os animais ruminantes.

**

Supremo nega recurso apresentado pelos pais dos alunos chumbados por faltas a Cidadania e Desenvolvimento. Duas observações:

  • Como é possível um (os) pai (pais) recusarem que os seus filhos frequentem uma disciplina tão básica como Cidadania e Desenvolvimento?
  • Será que a justiça portuguesa funciona?

**

Entretanto… a justiça portuguesa continua a desvalorizar a violência doméstica e a, em caso de dúvida, culpar a vítima.

**

Em 2020 foram mortos 228 activistas ambientais. E sete dos dez países com mais assassinatos situam-se na América do Sul.

**

Foi a falta de pagamento de uma comissão de 5 mil euros (que fora prometida a um intérprete da ONU que servia de intermediário entre os Comandos portugueses e as redes de tráfico de diamantes na República Centro-Africana) que levou à denúncia de todo o esquema criminoso desvendado pela Operação Miríade, realizada há dois dias pela Polícia Judiciária. 

Este esquema é um exemplo perfeito de empreendedorismo. Afinal, estamos perante gente esforçada e motivada para ganhar milhões! Claro que este caso nunca será dado como bom exemplo em nenhuma escola de negócios ou influencer. O facto é que para muitas pessoas há poucas possibilidades de enriquecer de forma honesta e quem diz o contrário está enganado.

**

Pelos Estados Unidos tem havido greves. Cadê notícias na comunicação social portuguesa sobre este assunto?

**

Modo chinês de pensar:

  • A China é dos poucos países que ainda mantém a estratégia “Covid-19 zero”. Um caso positivo na Disney de Xangai foi suficiente para eles fecharem a Disney, testar toda a gente que se encontrava no recinto e decretar um confinamento na região. De acordo com Zhong Nashan, um especialista em doenças respiratórias que ajudou a criar a estratégia “Covid-19 zero” chinesa, se a politica actual tem custos económicos, deixar o virus circular livremente ainda é mais caro.
  • O empresário Jack Ma tento agir de forma semelhante a Bil Gates ou Jeff Bezos mas nos últimos anos foi afastado da comunicação social, porque não entendeu que quem manda realmente no país é o Secretário-Geral do Partido Comunista da China, que neste momento é Xi Jinping.

Nota: Não gosto do regime chinês e não o desejo implantado em Portugal. A China não é uma democracia. No entanto penso que é importante compreender a China.

**

Muitos dos chips fazem-se em Taiwan, na Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. O facto desta empresa ser das poucas a produzir chips traz riscos, claro: numa altura em que há um virus em modo pandemia e muitas tensões geopolíticas, está aí uma tempestade.

**

Leonardo DiCaprio produziu um documentário sobre incêndios de Pedrógão Grande. O documentário chama-se “From Devil’s Breathe” (“Da Respiração do Diabo”) e faz parte da série “The Tipping Point”, criada pelo apresentador e humorista Trevor Noah.

**

Há cada vez menos enfermeiros no Serviço de Urgência do Hospital de Santo André.

**

COP 26:

Nota: Será que eu um dia destes vou mudar de opinião em relação à Greta Thunberg?!

**

Os insetos são o futuro da alimentação? Um futuro que, na verdade, já cá está porque há cerca de dois mil milhões de pessoas pelo mundo que já os incluem na sua alimentação. 

**

No ano passado, quando os primeiros detalhes sobre a volta da série icônica Sex and The City começaram a circular, a aparência das atrizes passou a ser o principal assunto. Principalmente a dela, Sarah Jessica Parker, a musa Carrie Bradshaw na série. Isso porque, depois de mais de 15 anos sem gravar a série, as atrizes que deram vida às personagens icônicas envelheceram! Normal. “Houve muito comentário misógino sobre nós, coisas que nunca aconteceriam com homens”, disse Sarah em entrevista à “Vogue” americana de Dezembro de 2020.

Sarah Jessica Parker escolheu não pintar os cabelos e foi criticada por isso. Por sua vez Madonna (que tem 63 anos) é criticada por pintar os cabelos e fazer plásticas. Aparentemente para muita pessoas a única coisa que as mulheres que envelhecem devem fazer é fechar-se em casa, desistir das suas profissõe artisticas e não fazer mais nada.

Leia-se Sarah Jessica Parker e o direito de envelhecer de boa, de Nina Lemos e De Sarah Jessica Parker a Caroline de Mônaco: a vez das grisalhas.

**

Disse o ex-ministro Adalberto Campos Fernandes: «Vejo dentro do PS um fascínio por fazer do partido um “Bloco de Esquerda 2.0″». Pois eu vejo isso e vejo também dentro do PS gente com fascínio por fazer do partido um “PSD 2.0” e uma “Iniciativa Liberal 2.0”. O próprio António Costa parece também ter esses fascínios: A estratégia de campanha do PS irá basear-se numa atitude não agressiva em relação ao BE e ao PCP. Mas, se os socialistas vencerem as legislativas antecipadas, António Costa abandonará a ideia de entendimentos apenas com os partidos à sua esquerda.

Existem vários cataventos em Portugal. António Costa e Rui Rio são dois deles.

**

Carloz Vaz Marques fez uma declaração de amor aos livros e à leitura.