Notas quotidianas em 30-05-2024

Todos os concertos a que tenho assistido são performances pré-coreografadas. Não diferem muito do Festival da Canção. Mas concordo que a qualidade do festival tem vindo a piorar. Dia 18 de Maio apanhei excesso de Excesso. Gosto de experimentar conhecer coisas novas mas os Excesso são um limite. Também dia 18 de Maio uma bola …

Novo governo, velho governo (Maio 2024)

Continua a austeridade, como sempre turbinada pela União Europeia. Cansada de ver a defesa encapotada de tudo o que o governo faz nos jornais e na televisão. Há sempre uma teoria para defender Montenegro & companhia. Suponho que só depois de 2025 acabará a "lua de mel". E o que o novo governo fez? Mudar …

As regras orçamentais europeias, por Filipe Tourais

(Aviso: O título é da minha responsabilidade.) «O Parlamento Europeu pode não servir para nada, mas dos debates de campanha podem extrair-se mensagens importantes. No de ontem, ouviram-se os dois candidatos dos dois partidos que nos têm governado a elogiarem as regras orçamentais europeias que nos são impostas por Bruxelas. Os elogios não poderiam ser …

Boaventura Sousa Santos acusado de assédio sexual (2)

(Fico feliz que tenha sido dado voz às vitimas de Boaventura Sousa Santos e outros. Tanto as acusações das mulheres como as "desculpas" de Boaventura me envergonham. Não gostei da sua reacção em 2023 e neste momento ainda gosto menos. Desejo mais: que todas as universidades portuguesas tenham mecanismos de prevenção e punição do assédio! …

O limbo dos refugiados climáticos, por Carla Barroso

«Se é verdade que a maioria dos refugiados climáticos se desloca para outras regiões do seu próprio país, existem muitas outras que não, o que leva a que fiquem num limbo jurídico e prático. Segundo um relatório do Internal Displacement Monitoring Centre, desde 2008 mais de 376 milhões de pessoas foram obrigadas a deslocar-se involuntariamente …

Como é que para falar do 25 de Abril eu vou para 24?, por Pacheco Pereira

«Uso um artifício, mais ou menos cénico, mas tão verdadeiro que se percebe pelo silêncio que resulta. Presos Políticos, gravura de José Dias Coelho Eu tenho andado de escola em escola em escola, por todo o país, a falar do 25 de Abril, por iniciativa do Arquivo Ephemera. Nas escolas secundárias encontra-se talvez o público …