Sobre a decadência do jornalismo, por Luís Ribeiro

(Aviso: O título é da minha responsabilidade.) «Na primeira metade da minha carreira, aí até 2010, 2012, mais coisa menos coisa, a Visão tinha uma redação grande, mas que ainda assim parecia pequena para os níveis de exigência de então. Um artigo de abertura (6 a 10 páginas) era obrigatoriamente uma reportagem com vários casos …

Os artífices da nossa ruína, por Filipe Tourais

(Aviso: O título é da minha responsabilidade.) «É a corrupção, não é, filho? Então não é. Claro que sim. A precariedade, a flexibilização das relações de trabalho, a desvalorização de salários delas resultante, com a ajuda de uma inflação que foi combatida pelos poderes públicos a esmagar o poder de compra de quem trabalha e …

Não é fácil falar de política em Portugal

Não é fácil falar de política em Portugal. As pessoas veem a política separada delas e em parte têm razão. A quantidade de assessores e políticos profissionais (boys for de jobs), alguns com algumas passagens na gestão (?) de mega-empresas privadas (claro que uma mega-empresa em Portugal é uma pequena empresa noutros sítios) é assustadora. …

Saúde mental em Portugal e tudo o que (não) mostra um gráfico

A Imagem: O Meu Comentário: Este gráfico mostra um aumento dos problemas de saúde mental em Portugal. Foi baseado na dosagem diária de anti-depressivos por 1000 habitantes por dia. Dá para ver que os portugueses andam a tomar muitos anti-depressivos. Eduardo Maltez Silva (1) lista as possíveis causas desta situação: «Precariedade Laboral: Empregos instáveis e …