O golpe do génio: novo episódio do folhetim Manguel-Medina, por Diogo Ramada Curto

«É que Manguel, repito, poderá ter dado um golpe de génio, porém, só Medina pode ser responsabilizado por ter enfiado a carapuça. No protocolo de doação da biblioteca de Alberto Manguel à Câmara de Lisboa e criação de um Centro de Estudos de História da Leitura (12-9-2020), a relevância daquela biblioteca encontra uma das suas justificações …

O folhetim Alberto Manguel, por Diogo Ramada Curto

«Em face do mito construído acerca da biblioteca de Manguel, os negócios terrenos não passam de umas minudências às quais os seus parceiros se dedicam. O único objectivo é que a biblioteca e o Centro de Estudos de História da Leitura floresçam em Lisboa, com ele como director e patrocinador máximo. Do pouco que se …

A nova direita radical, por António Guerreiro

«Os movimentos da direita radical de hoje não participam da cultura de direita de uma aristocracia reaccionária que não tinha nenhum espírito de revolta. Manifestações e invasões violentas das sedes do poder democrático praticadas por uma massa tão alienada nos seus meios que deixou de reflectir sobre os seus fins, como aquelas que se verificaram …

A sabedoria de Aaron Swartz

Ver Também: "É crucial estarmos vigilantes" (entrevista a Aaron Swartz em 2012) Aaron Swartz, fundador do Reddit, morreu há 10 anos, mas seu alerta sobre a internet segue urgente