Liberdade, oh liberdade, quem a tem chama-lhe sua, por Carlos Fino

«No confronto de opiniões que aqui travo diariamente sobre a guerra na Ucrânia aflora com frequência da parte dos meus oponentes a questão da liberdade de imprensa. "Sim, porque aqui - dizem - há liberdade, e na Rússia não. Se você estivesse lá não poderia escrever o que escreve." Neste quesito têm toda a razão. …

O caso Kanye West

«Na minha opinião, ele é o maior artista da nossa geração. Adoro a música dele. O ‘Yeezus’ e aqueles álbuns gospel… Não soam a nada que tenha ouvido antes. (...) “Mas o antissemitismo é lamentável. Esta pessoa precisa mesmo de descer tão baixo? É muito desapontante, e durante algum tempo vou ter dificuldades para ouvir um …

O Presente Distópico, o Futuro Ausente, por Hugo Dionísio

(Pela forma como desculpa Putin, Hugo Dionísio merece ser chamado de vermelho-castanho. No entanto, porque ele tem razão em tanta coisa neste texto, decidi colocá-lo aqui. Cadê a democracia das democracias europeias, que se tornam cada vez mais parecidas ao regime de Putin, o que não é NADA bom???) «Com a morte de Adriano Moreira …

Cada vez mais cheira a anos 20-30 do século passado, por Jorge Bateira

(Aviso: O título é da minha responsabilidade.) «A ideologia neoliberal está a conduzir as nossas sociedades para o abismo. Cada vez mais cheira a anos 20-30 do século passado. Pressupostos (intocáveis) da política económica neoliberal contemporânea: - os capitais improdutivos devem ser livres de circular internacionalmente e criar novos instrumentos que multipliquem rendimento através de …

Os Amigos De “Esquerda” Dos Fascistas (II), por João Vasconcelos-Costa

«Os vermelhos-castanhos têm um grande fascínio pelo poder. As dinâmicas sociais e os movimentos populares são subalternizados, o processo histórico deixa de ser determinado pela luta de classes e tudo se resume a jogos de poder, a lutas entre estados e personalidades fortes, que só por isto são admiradas. É o bonapartismo em todo o …