Desafio: De A a Z!

Para 2019 escolhi a palavra Coragem como palavra do ano. Mas resumir o ano numa palavra é muito pouco. Por isso este texto, integrado no Desafio 1+3, descreve-me de A a Z. E por vezes usar apenas uma palavra para cada letra é pouco. Mais palavras soltas!

13254376_1758422224398293_8133431601281404011_n

A de Abraços – Há pessoas que, se eu pudesse, cumprimentava só com um aperto de mão. Muitas merecem os beijinhos que lhes dou. Adoro abraços mas sinto-me às vezes intimidada quando os dou a pessoas com quem não tenho intimidade.
B de (Ser) Bibliotecária – Trabalhar numa biblioteca é mais que sentar-se em torno de livros e passar o dia inteiro a ler. E há muito trabalho feito que é invisível e dificilmente contabilizável.
C de Coragem – O meu lema para 2019. Capacidade de agir apesar do medo, do temor e da intimidação.
C de Comer – Adoro comer! Gastronomia portuguesa (a melhor do mundo!) ou estrangeira. Também cozinha de fusão.
D de Dormir – Dormir é algo que precisamos de fazer sempre, pela nossa saúde.
D de Directiva (de Direitos do Autor) – Em Março de 2019 a nova Directiva de Direitos do Autor foi aprovada. As regras entram em vigor dentro de um ano. Como será o mundo digital depois disso?!
E de Este Blogue – Em 30 de Agosto 2008 nascia este blogue. Aqui pratica-se Slow Blogging.
F de Feminismo – Quem diria que em 2019, no mundo dito desenvolvido, o feminismo seria tão necessário? Mas é! E eu sou feminista.
F de FilosofiaPhilosophia, literalmente «amor pela sabedoria», de acordo com o dicionário. Quero ler mais livros deste tema.
G de GTD – A grande revelação de 2018. E um Work in Progress em 2019!

ditadura bolso nunca mais
H de História(s) – A História e as ciências humanas são cada vez mais subvalorizadas, num mundo que aposta cada vez mais na tecnologia. Olha-se para o Brasil e percebe-se como um Presidente eleito democraticamente pode fazer tudo para reescrever a história.

hora do conto
H de História(s) – Ouvir histórias (contos) é um grande prazer. Ler histórias em voz alta é um desafio.
I de InfânciaA protecção em demasia e a tecnologia estão a gerar crianças demasiado paradas! Por isso adoro projectos como Brincar de Rua.
I de Introvertida – Sou uma introvertida que adora estar com pessoas.
J de Justiça social – A minha utopia.
J de Jornalismo – Um dos meus sonhos era ser jornalista. Mas quando vejo como o jornalismo está hoje, não lamento ter desistido de me tornar jornalista.
K de KitschKitsch é um produto de qualidade inferior, por vezes sensacionalista. Um pouco de kitsch é saudável e recomenda-se. Eu gosto. Mas nos últimos anos o ser humano-cidadão-consumidor tem recebido doses demasiado altas de coisas kitsch. Tudo é demasiado caro e sem qualidade: jornais, revistas, livros, filmes e música.
L de Livros – É um prazer ler. É um prazer recomendar livros. É um prazer escrever neste blogue sobre eles.
L de Leiria – Os decisores de Lisboa consideram Leiria uma cidade do Interior. Mas não é: é Litoral! Alguns leirienses pensam Leiria como o Centro do país – logo o centro do mundo. Também não é. Leiria é um conselho cheio de fragilidades e potencialidades. Com centros comerciais a mais e transportes públicos a menos. Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027? Espero que sim.
M de Minimalismo – «Reduzir o número de bens que possui não é um objectivo em si mesmo. Acho que o minimalismo é um método para os indivíduos descobrirem as coisas que são verdadeiramente importantes para eles» – Fumio Sasaki
N de Não-Livros – Sabiam que as bibliotecas também têm CD e DVD? As bibliotecas não são só livros. E ainda deveriam ter e-books!
O de Ouvir – O que quem faz atendimento ao público mais faz. O que não é valorizado porque não é contabilizável.

DRO manifestacao 7 240112
P de Património – Cada vez mais vilipendiado. Porque ter património significa gastar dinheiro em prevenção de desastres e em prevenção. E ninguém pensa nisso! Três exemplos de muitos:
a) Outubro de 2017 – O Pinhal de Leiria arde na sua totalidade.
b) 2 de Setembro de 2018 – Incêndio no Museu Nacional do Brasil (Rio de Janeiro).
c) 15 de Abril de 2019 – Incêndio na Catedral de Notre-Dame de Paris.

P de Poupar – Eu sou uma pessoa que defende que Toda a Gente ganha mal neste país. E defende também que Toda a Gente deve poupar.
Q de QuestionarCada vez mais, para questionar é preciso coragem. Instala-se cada vez mais a ideia de que as pessoas apenas servem para obedecer. Precisamos de ter muito sentido critico!
R de Reconhecimento – Todas as profissões são importantes e merecem o justo reconhecimento.
S de Segunda-feira – As Segundas-feiras não são o pior dia da semana para mim. Nem o melhor.

S de Sobrinho – O melhor presente do mundo!
T de Toastmasters – Em 2014 apercebi-me que uma das coisas que eu queria era melhorar as minhas capacidades de falar em público: então encontrei o Leiria Toastmasters Club. O tempo trouxe muitas experiencias boas e algumas más. Mas o balanço final é muito positivo: tenho evoluído muito e aprendido muito com os Toastmasters!
U de Utopia – Todas as utopias do passado deram errado. No entanto, do que precisamos mesmo é de mais utopias, não de menos. Farta de ver pessoas a propagandearem o utilitarismo como única filosofia de vida possível. Os seres humanos não são coisas!
V de Viajar – Queria viajar mais! Conhecer no mínimo 100 países!
W de Work in Progress – Aprender sempre!
Y ou Youtube – Fonte de tanta coisa boa! E fonte de tanta coisa má! Adoro dos booktubers portugueses!

X de Xadrez – Gostava de aprender a jogar. Adoro jogos de tabuleiro.
Z de Zen – «De repente, alguém encontrou o Zen. Com a autoridade de sua idade venerável, esta doutrina veio ensinar que no universo, tudo é mutável, indefinível, fugaz, paradoxal; a ordem dos eventos é uma ilusão da nossa inteligência esclerosante, que qualquer tentativa de definir e fixar em leis está fadada ao fracasso… Mas precisamente em plena consciência e aceitação alegre desta condição é a mais alta sabedoria, a iluminação definitiva; e que a crise eterna do homem não surge porque deve definir o mundo e falha, mas porque ele quer definir quando não deveria.» – Umberto Eco

cropped-fatima-por-mariana-flores-2018.png

Última Actualização: 06/05/2019

Anúncios