Conexões Interessantes de Fevereiro: Blogues portugueses sobre poupança e gestão de dinheiro!

Conexoes Interessantes111

Eu sou uma pessoa que:
1. Defende que Toda a Gente ganha mal neste país. E toda a gente devia ganhar mais (TODA!). Todos, à excepção de 1% que ganha demasiado bem. E é injusto trabalhar 40 horas por semana e viver no limite da sobrevivência.
2. Defende que é impossível a alguém com o salário mínimo poupar seja o que for. Até mesmo se ganhar 800 euros vai ser difícil.
3. Defende que mesmo assim deveríamos tentar poupar e tornarmo-nos independentes financeiramente. O que não é fácil. E não há receitas milagrosas. Porquê poupar é tão importante? Aqui tenho de citar David L. Bach (1):
«A maioria das pessoas acredita que o segredo para enriquecer se limita a encontrar novas formas de aumentar os seus rendimentos o mais rapidamente possível. ‘Se ao menos eu ganhasse mais,’ declaram, ‘seria rico.’ Quantas vezes já ouviste alguém dizer isso? Quantas vezes o disseste tu próprio? Ora, simplesmente não é verdade. Pergunta a alguém que tenha sido aumentado no último ano se as suas poupanças aumentaram. Em quase todos os casos, a resposta será não. Porquê? Porque, quase sempre, quanto mais ganhamos, mais gastamos.»
Neste post vamos conhecer alguns blogues sobre poupança e gestão de dinheiro. Dividi-os em dois grupos. Notar que nalguns destes blogues também se fala de minimalismo e organização pessoal: muitas vezes estes temas andam juntos!

10162160-1367610-e2a9874fc164c5ee253afa818d08f3236601f5c3-1500-1-1550614845-728-67687f0884-1550845505

1. Os Quase Anónimos

Descontos e Diário das Minhas Finanças Pessoais
A Cristina criou o blogue Descontos em 2011. O objectivo é divulgar todas as formas possíveis de promoção (com vales de desconto, talões, cupões, etc.) existentes. O seu percurso e orçamento familiar é contado no blogue Diário das Minhas Finanças Pessoais, que foi criado em 2013. A Cristina mantém ainda um blogue sobre livros e leituras, My Book News.

Ovelha Ostra
O/A anónimo Ovelha Ostra (parece ser um homem mas não há certezas) tem dividas para pagar, tem cerca de 40 anos, trabalha à 20 e vive em Portugal. No seu blogue fala de «finanças pessoais, poupança, frugalidade (com possivelmente algum minimalismo à mistura), investimentos, e independência financeira».

Dona de Casa Poupada
A anónima Dona de Casa Poupada criou este blogue em 2015 para «ser o local de partilha das ideias para poupar e ao mesmo tempo de algumas conquistas no campo das poupanças».

A 3ª Face
Tem cerca de 40 anos é mulher, mãe, profissional, artesã e tem uma atracção fatal por passatempos. Em Agosto de 2017 iniciou este blogue sobre poupança, minimalismo, artesanato e vida pessoal.

O Caça Promoções
Daniel, O Caça Promoções, tem também cerca de 40 anos. O Caça Promoções fala de estilos de vida (lifestyle, com alguma publicidade à mistura) e poupança. Daniel é quase uma estrela: já apareceu em revistas, jornais, até na televisão. Há 5 anos que mantém este blogue, desde Janeiro 2019 com este endereço novo.

Poupe Tostões com Cupões
O nome diz tudo.

Aprender a Poupar
É um blogue que tem «como principal objectivo dar dicas, conselhos para poupar dinheiro. Ajudar a obter rendimentos extras através de ideias de negócios, e ainda facultar toda a informação necessária para investir o seu dinheiro e obter algum lucro».

Conselhos Seguros
Francisco Simões e a Telma Simões, Directores de Agência na Decisões e Soluções de Odivelas escrevem neste blogue. O blogue «pretende oferecer à população em geral, informação útil sobre as actividades de mediação de seguros, mediação imobiliária, construção de imóveis e intermediação de crédito!».

Tralhas Grátis
Catarina Vilela vive em Lisboa e tirou um mestrado em Finanças. O objectivo deste blogue é divulgar todas as formas possíveis de promoção (com vales de desconto, talões, cupões, etc.) existentes e dar outras dicas úteis de poupança.

Maisvalias.com
Trata-se de um blogue de finanças pessoais com uma vertente de bolsa, fiscalidade e impostos muito forte.

Conselhos do Consultor
«O ConselhosdoConsultor.com apresenta-se como um Blog de Finanças Pessoais, pretendemos esclarecer e informar todos os visitantes sobre tudo o que está relacionado com as Finanças Pessoais, podendo assim o leitor informar-se e prepara-se melhor antes de tomar alguma decisão.»

Como Economizar
Paulo António é formado em Gestão de Empresas. Depois de muitos anos a ler livros sobre finanças pessoais e a fazer investimentos (que nem sempre correram bem) decidiu divulgar o conhecimento adquirido através deste blogue.

Economia Dia-a-dia
O nome diz tudo.

decisão-a

2. As Estrelas-Gurus Portugueses

Poupadinhos & Com Vales
Janine Medeira tem mais de 30 anos, é mãe e professora na Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão (Universidade do Algarve). O objectivo deste blogue é divulgar todas as formas possíveis de promoção (com vales de desconto, talões, cupões, etc.) existentes e dar outras dicas úteis de poupança. Este blogue foi vencedor do prémio Blog do Ano na categoria de Negócios e Empreendedorismo em 2016 e 2017 pela Media Capital.

Investidor.pt
Nuno Casimiro é um pequeno investidor. Gosta de procurar novos negócios e investimentos. «O investidor.pt define-se como um meio de informação, discussão e com um olhar atento a todo o tipo de investimentos e negócios, que sejam acessíveis a uma grande franja da população.»

Economia e Finanças
Este blogue nasceu em 2006 com o mote: «Todo o Economista é um leigo e todo o leigo é Economia.». Desde então muita coisa mudou, passando a ser mais um local de notícias sobre economia e finanças pessoais e menos um espaço de opinião.

Poupa e Ganha
«O Poupa e Ganha “nasceu” em fevereiro de 2009 com o objetivo de divulgar as melhores dicas para poupar e ganhar dinheiro.». Miguel Patrício, o seu autor, publicou o livro Poupar é ganhar! logo em 2009!
Em 2018 foi eleito Blog do Ano na categoria de Negócios e Empreendedorismo em 2016 e 2017 pela Media Capital. Tem estabelecido parcerias com diversas lojas online que enviam produtos para resenhas e divulgação.

As Dicas de Ba
Bárbara Barroso é jornalista. Já passou por inúmeros órgãos de informação nacionais, onde começou a fazer jornalismo económico. Já escreveu dois livros sobre finanças pessoais, a Agenda da Poupança 2017, fundou a SocialBeat (uma empresa de gestão de redes sociais) e o MoneyLab (um projeto dedicado à literacia financeira).

Doutor Finanças
Doutor Finanças era inicialmente um blogue de finanças mas agora é uma plataforma/empresa com 62 consultores financeiros. O foco é o crédito pessoal e, claro, a poupança.

Contas-poupança
“Contas-poupança” é uma rubrica do Jornal da Noite da SIC conduzida pelo jornalista Pedro Andersson. Este blogue é uma continuação dessa rubrica. Fala de assuntos que por não serem suficientemente importantes para merecerem reportagem ou porque interessam a um reduzido número de pessoas.

Conhecem outros blogues portugueses sobre poupança e gestão de dinheiro para além destes?

(1) Lá está, não somos só seres racionais. Somos também irracionais e convém agir nesse pressuposto. Fonte do texto: Ovelha Ostra.

Anúncios