Leituras: A vida é um jogo de computador?

fortaleza impossivel livro 2018

1987, numa cidade pequena dos Estados Unidos próxima de New Jersey. Billy Marvin é um adolescente cuja mãe passa as noites a trabalhar para ganhar mais dinheiro. Ele é um maníaco por computadores e passa os seus serões a divertir-se com dois amigos. Até que um deles convence os outros que tudo o que interessa no mundo é um número específico da revista Playboy, que nenhum deles tem idade ou autorização para ler. Ai eles concebem um plano: Billy Marvin deve aproximar-se da filha do dono da loja de conveniência, Mary Zelinsky . Isso muda a vida dele.
Billy Marvin e Mary Zelinsky passam quase todo o livro a enganar-se um ao outro. Se isso é o esperamos que Billy Marvin faça, já Mary Zelinsky é mesmo a grande surpresa do livro. A relação deles dois é como um jogo de computador, cheia de voltas, reviravoltas e ataques surpresa. Ambos terminam o livro mais maduros do que começaram: este é um romance de amadurecimento (1).
Olhar o passado através das lentes do século XXI é muito interessante e assustador: todas décadas do século XX me fascinam, e apresentam-se cheias de nostalgia e da sensação: “o que eu teria feito diferente?”.
Neste livro a intriga gira à volta do mundo dos computadores: não era toda a gente que tinha dinheiro e conhecimentos para criar um jogo de computador nos anos 1980. Mas à parte deste pormenor importantíssimo da intriga, tudo o resto que acontece nela podia acontecer no tempo presente, na minha opinião.
Como classificar este livro? Há primeira vista os destinatários parecem ser as pessoas que viveram nos anos 80 e que foram nerds. Pensando melhor, podem ser os adolescentes de hoje. Já vejo este romance nas listas de literatura para jovens-adultos (YA).
Jason Rekulak foi durante muitos anos escritor-fantasma. Este é o seu primeiro romance.
Seja como for, gostei.

Leitura de: Jason Rekulak, Fortaleza impossível (Lisboa, Saída de Emergência, 2018)

Para Saber Mais: Jason Rekulak (sítio oficial do autor)

(1) Inicialmente, baseada nas informações que me tinham dado, esperava um romance de ficção científica.

Anúncios