B de Bibliotecária: Resposta a Duas Perguntas sobre Bibliotecas e Bibliotecári@s

B de Bibliotecaria IMG

Há algum tempo que andava para criar uma série dedicada ao dia a dia das bibliotecas e dos bibliotecários neste blogue. E o 10º aniversário do blogue é a melhor hora para isso, sobretudo de me foram colocadas duas perguntas bem pertinentes sobre estes temas. O nome da série – B de Bibliotecária – é inspirada no blogue brasileiro Lado “B”ibliotecária. E foi já usada nalgumas publicações que fiz no LinkedIn.
Hoje vou então responder a estas duas perguntas. Espero em breve trazer outros temas e aprofundar estes.
– Pergunta: Todos os bibliotecários gostam de ler?
A maioria dos bibliotecários gostam de ler, mas nem todos.
E os bibliotecários nem sempre conseguem ler muito por constrangimentos da vida pessoal.
Por outro lado ninguém pode ir para esta profissão por gostar de ler, porque o nosso trabalho vai para além disso: é também necessário gostar de interagir com pessoas e de analisar documentos. E ser curios@.

– Pergunta: Qual é a tua biblioteca favorita, no mundo?
Infelizmente não viajei ainda o suficiente pelo mundo para ter uma biblioteca favorita no mundo.
Mesmo em Portugal, não tem havido nos últimos anos oportunidade de conhecer boas bibliotecas.
Gosto muito da biblioteca onde trabalho, a Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira. No entanto há muita coisa nela que, se eu pudesse, mudaria.
Outra biblioteca de que gosto muito em Leiria é a Biblioteca José Saramago (do Campus 2 do Instituto Politécnico de Leiria).
Por fim tenho de referir a Biblioteca Municipal António Botto, de Abrantes, que conheci em 2013-2014, que foi o assunto da minha tese de mestrado. Na altura achei uma biblioteca muito agradável e bem organizada.
Há muitas bibliotecas que eu gostaria de conhecer, sobretudo todas as bibliotecas municipais portuguesas e quase todas as bibliotecas inauguradas recentemente no mundo.

 

Parabéns 24

Anúncios