10 livros que recomendo para adolescentes

ADOLESCÊNCIA
Pergunta: Que livros recomendas para adolescentes?

O Diário de Anne Frank
O Diário de Anne Frank foi publicado pela primeira vez em 1947, por iniciativa de seu pai, revelando ao mundo o dia-a-dia de dois longos anos de uma adolescente forçada a esconder-se, juntamente com a sua família e um grupo de outros judeus, durante a ocupação nazi da cidade de Amesterdão.

Colecção Uma Aventura, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
Esta colecção segue as diversas aventuras de cinco jovens: as gémeas Teresa e Luísa, Pedro, Chico e João. O cão das gémeas (Caracol) e o de João (Faial) por vezes também entram. Eles resolvem casos policiais, ao mesmo tempo que aumentam a sua (e a nossa) cultura geral. Também abordam temas relacionados com a adolescência.

– O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder
Esta intrigante aventura filosófica, que põe em cena um professor de filosofia e uma jovem de catorze anos, percorre a história do pensamento ocidental, sem excluir alguns dos seus mitos e lendas e fazendo breves incursões pelas filosofias orientais.

– O Diário Secreto de Adrian Mole aos 13 Anos e ¾, de Sue Townsend
Mais um diário. As crises da adolescência nunca pareceram tão dramáticas… nem tão divertidas como as de Adrian Mole.

– Os Jogos da Fome, Suzanne Collins
Os Jogos da Fome são uma série de três livros que contam a história de Panem, uma nova nação governada por um regime totalitário que a partir da megalópole, Capitol, governa os doze Distritos com mão de ferro. Todos os Distritos estão obrigados a enviar anualmente dois adolescentes para participar nos Jogos da Fome – um espectáculo sangrento de combates mortais cujo lema é “matar ou morrer”. Esta é a história de Katniss, Peeta e Gale, das suas lutas e encontros.

– Cidades de Papel, de John Green
John Green tem livros bons para adolescentes e este é um deles.
Quentin Jacobsen e Margo Roth Spiegelman são vizinhos e amigos de infância, mas há vários anos que não convivem de perto. Agora que se reencontraram, as velhas cumplicidades são reavivadas, e Margot consegue convencer Quentin a segui-la num engenhoso esquema de vingança.

– O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry
Uma lição de inteligência emocional.

– As Vantagens de Ser Invisível, de Stephen Chbosky
Narrado na primeira pessoa por um adolescente que se autodenomina “Charlie”, história acompanha vários momentos da vida do rapaz através de cartas escritas por ele a uma pessoa anónima. O romance aborda temas como introversão, sexualidade, uso de drogas e outros assuntos comuns na adolescência.

– As Aventuras de Tom Sawyer, de Mark Twain
Tom vive com a sua tia Polly e o seu meio-irmão Sid na cidade de St. Petersburg, nas margens do Mississípi. Em várias tropelias e aventuras, Tom e os seus amigos desafiam os seus medos e começam a conhecer melhor o mundo.

– Série Mundos Paralelos, de Philip Pullman
Esta trigologia segue o crescimento de duas crianças, Lyra Belacqua e Will Parry, em sua jornada por uma série de universos paralelos com um pano de fundo de eventos épicos.

NOTA: Escolhi dez. Poderia ter escolhido muitos mais. Há muito bons livros para adolescentes numa biblioteca pública perto de ti.

Última Actualização: 06/09/2018

Parabéns 24

Anúncios

Uma resposta para “10 livros que recomendo para adolescentes”

Os comentários estão fechados.