Desafio: Medo

imagesiiiii
E continua a saga dos desafios no caminho do autoconhecimento… E sempre com questões que nos fazem (re)pensar.
Desta vez a pergunta é o que nos assusta mais… Poderia responder que tenho muitos medos e até fazer uma lista deles. Mas preferi escolher um deles e aprofundar um pouco: o Medo de Não Ter Saúde.
saudeddd
Saúde, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), define-se como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.
De acordo com esta definição, nunca me sinto 100% saudável. Estar stressada é já uma forma de estar doente.
E depois há a questão da Alimentação. Todos comemos alimentos processados todos os dias. São os mais baratos. Às vezes, mesmo inconscientemente, comemos mal porque erramos a cozinhar (ler esta semana a entrevista da engenheira alimentar Susete Estrela pôs-me a pensar nisso).
E a questão da Poluição. Pode-se discutir se há ou não Aquecimento Global (eu defendo que Há e deve ser combatido), mas é indiscutível que Há Poluição e ela faz Doença!
O que mais temo? O Cancro. Várias pessoas queridas que conheci já morreram desta doença. Existem tantos tipos de Cancro quanto os órgãos do corpo humano. Temos de ter uma sorte tremenda para não termos Cancro, portanto. Há quem defenda que no futuro o Cancro se torne uma doença cronica. Estão a ser desenvolvidos meios de detecção precoce. Mas o presente é bem negro. O Cancro causa Dor e por vezes Morte. E é extremamente Caro ter Cancro num país em que o Serviço Nacional de Saúde está a ser extinto e/ou privatizado. E numa altura em que se chega à conclusão que as terapias alternativas podem não ser a melhor solução.
Muito Assustador, portanto!

Anúncios