Blogues e Clubes de Leitura: duas vias para a literacia (CONCLUSÕES)

Há uns dias pedimos a tua ajuda. Hoje, apresentamos os resultados do nosso projecto para os 7 dias com os Media. Não percas.

cropped-Untitled-3
Os blogues Flames, O Livro Pensamento, Livros de Vidro, Insustentável Leveza, Na Samarra e Mariana Flores Ilustra associaram-se este ano aos 7 Dias com os Media 2018, promovido pelo GILM – Grupo Informal sobre Literacia para os Media, um grupo que junta instituições como a Comissão Nacional da UNESCO, o Plano Nacional de Leitura 2027 e a Rede de Bibliotecas Escolares, entre outras.

Hoje em dia, há cada vez mais blogues e a sua importância é cada vez maior. Isso leva-nos a reflectir até que ponto os blogues influenciam a nossa leitura. A internet faz o conhecimento chegar mais depressa a mais pessoas. O que isso nos muda? Será melhor a partilha virtual de opiniões ou a participação em clubes de leitura?

Para responder a estas perguntas criámos um pequeno inquérito, porque a opinião dos leitores é importante.

Método

Foi criado um pequeno inquérito que foi partilhado nas redes sociais. A amostra foi recolhida por bola de neve.
Resultados
A amostra foi constituída por 58 sujeitos (84.7% do sexo feminino e 15.3% do sexo masculino). A média de idades foi de 37.61 (DP = 11.49; min 19-70 máx). Relativamente à participação num clube de leitura, a maioria não participa, como se pode constatar no gráfico seguinte:
Figura 1

Figura 2

A maioria dos respondentes tem um blogue literário.

Figura 3

A maioria da amostra (58.6%) acha que as pessoas que participam num clube de leitura lêem mais, e que ter um blogue pode ajudar a escrever melhor (84.5%).

As escolhas de leitura da amostra são influenciadas maioritariamente por um blogue e clube de leitura (31%), ou um blogue (27.6%).

Figura 4

Uma grande parte da amostra segue blogues, mas só às vezes partilha conteúdos nas redes sociais.

Figura 5

Conclusão

Feita a análise dos gráficos antecedentes conseguimos extrair algumas conclusões face à relação entre os clubes de leitura, os blogues e os leitores.

Num mundo cada vez mais digital assistimos à importância cada vez maior que assumem os media, principalmente dos media que surgem na internet. Dentro destes surgem também os blogues literários que, como vimos, influenciam em grande medida as escolhas dos leitores comuns. Cada vez mais os leitores, ou alguém que queira esporadicamente ler um livro, deixa de comprar por impulso procurando no imediato, até dentro de uma livraria, pela opinião online de blogues sobre determinado título.

Para incentivar a leitura todos os meios são válidos e os blogues literários são as cobaias no que toca à divulgação de novidades e leitura de livros. Muitos são os leitores que antes de se lançarem de cabeça na compra de um livro, aguardam pelas opiniões no mundo digital e dos media. Outros preferem os clubes de leitura por permitirem um contacto pessoal e próximo, bem como a partilha de opiniões e temas interessantes.

Se os blogues literários permitem difundir opiniões mais rapidamente e são facilmente acessíveis, os clubes de leitura permitem um debate in loco, frente a frente, aliciante, permitindo ainda trocas de opiniões sobre o mesmo livro ou livros diferentes que suscitam a curiosidade.

Da amostragem apresentada, revela-se que ainda há alguma relutância em participar em clubes de leitura, mas que metade dos leitores possui blogues. No entanto, a maioria considera que participar num clube de leitura se traduz num maior número de “leituras”, o que não terá necessariamente de corresponder à verdade. À luz desse raciocínio podemos retirar a ilação (algo preocupante) de que o factor dissuasor para a participação de mais leitores nestes clubes surge da ideia de que terão de ler muito mais do que o seu desejo ou a sua disponibilidade.

Outra conclusão que se retira é a de que a maioria dos participantes seguem blogues, mesmo que não partilhem os seus conteúdos.

Assim, com este projecto, podemos concluir que os media têm assumido cada vez mais importância no mundo da literatura, num país que ao longo dos anos se tem mostrado envergonhado no que concerne aos hábitos saudáveis de leitura. Os media, mais concretamente os blogues literários, enquanto veículos de comunicação digital, têm vindo a desbravar caminho e a estimular hábitos de leitura e até da própria escrita.

Cada vez mais se alcançam e conquistam mais pessoas e mais leitores, o que já por si, demonstra a sua importância para a literacia na sociedade contemporânea.

(Nota Pessoal: Tenho um agradecimento especial para todos os blogues que participaram neste projecto. Obrigada por me ensinarem tanto!)

Ver Também:

Blogues e Clubes de Leitura: duas vias para a literacia

Anúncios