Citações para Memória Presente (e Futura) (24)

globalizao-6-638

«Eu diria que os políticos nos traíram, os banqueiros roubaram e, de um modo geral, diria que as elites fizeram falsas promessas que não cumpriram, sobretudo em relação à globalização. Há muito tempo, disseram-nos que com a remoção das fronteiras e dos obstáculos ao comércio, haveria mais riqueza para todos, mais empregos, empregos com melhores vencimentos. E isso não aconteceu. Há uma sensação de traição relativamente a promessas feitas há muito tempo e que, de uma forma sistemática e continua, não foram cumpridas. Foi por aqui que se perdeu o capital de confiança. Já não há confiança porque se disseram muitas mentiras.»

«Depois há outra coisa: algumas das ideias mais simplistas e brutais que tem sido ditas por Donald Trump não são completamente falsas. Quando ele diz que a globalização é um jogo viciado, que os chineses não jogam de acordo com as regras, isso é verdade. Isto não foi algo que Trump descobriu. Eu vivi na China, sei como é que os chineses lidavam com o resto do mundo, e havia muita batota. Muita. Não é por Donald Trump ser um populista, e acima de tudo, um populista incompetente que vai estar sempre que vai estar sempre enganado. Ele pode estar a dizer a verdade e, muitas vezes, o que diz é verdade.»

«Aqui limito-me a citar os maiores especialistas mundiais, que estudam a produtividade à décadas. E eles dizem que as últimas inovações verdadeiramente importantes apareceram nos anos 90, com o computador pessoal, que passou a estar em todas as empresas e resultou num aumento de produtividade. E depois parou e agora a produtividade está em estagnação. Facebook, Airbnb, Uber não têm qualquer impacto na produtividade. São inovações que estão a gerar muita riqueza para algumas pessoas mas não estão a gerar riqueza para todas as pessoas. E este é um problema enorme. Porque a estagnação secular significa que isto é um beco sem saída a não ser que consigamos alterar o modelo de desenvolvimento. Penso que essa foi uma das traições da nossa época, esta ideologia vinda de Silicon Valley de que estavam a inventar uma nova espécie de capitalismo, com oportunidades abundantes para todos. Isto não se confirmou, pelo contrário. Silicon Valley é o mesmo capitalismo de outrora, com uma oligarquia em que está concentrada uma quantidade enorme de riqueza enquanto que para nós sobram apenas algumas migalhas.»

Federico Rampini (1)

Federico_Rampini_-_Festival_Economia_2015

(1) Revista Ler, nº 146 (Verão 2017).

Anúncios