Leituras: Uma abelha na chuva ou um drama conjugal bem português!…

Uma-Abelha-na-ChuvaQuem gosta de romances muito dramáticos? Tem de ler este!

Este romance centra-se num casal totalmente disfuncional. Ela de origens aristocratas, casou por interesse e obrigação. Ele é um rude e rico camponês, que diz ama a mulher mas as suas acções não o demonstram. Ambos são pessoas extremamente frustradas e mal-resolvidas. E sem filhos. Eles já foram mais ricos do que são actualmente. E a relação disfuncional deles arrasa tudo à sua volta…

A acção situa-se numa zona rural portuguesa na década de 40 ou 50 do século XX. O autor economizou nas personagens: apenas criou as suficientes para o drama ter lógica e contexto.

E o fundo da acção é o pessimismo, a pobreza, a hipocrisia e as inúmeras formas de servilismo existentes. Carlos de Oliveira traz-nos a crueza da realidade, que ainda hoje pode ser vista em Portugal por quem tiver bom espirito para observar (não por acaso, este romance faz parte da corrente neo-realista portuguesa).

Por causa disso tudo este livro merece ser lido. Já mereceu um filme, realizado por Fernando Lopes e estou certo que daria uma óptima telenovela, melhor que as actuais… Já estou a imaginar a Alexandra Lencastre a fazer de aristocrata falida (papel que repetidamente faz)…

Para Saber Mais:
Uma Abelha na Chuva Excertos do Filme
Excerto do documentário Novo Cinema – Cinema Novo em que o realizador fala do filme

13772_47171_3493

Anúncios