Leituras: O amor em todos os seus modos!…

gabriel-garcia-marquezCem anos de solidão, de Gabriel García Márquez, é um dos meus livros favoritos…

Já tinha visto a adaptação cinematográfica deste livro, realizada por Mike Newell (e que conta no elenco com Javier Bardem, Giovanna Mezzogiorno, Benjamin Bratt e com a actriz brasileira Fernanda Montenegro), pelo que agora surgiu a oportunidade de ler o livro em que se baseava…

amor-nos-tempos-de-colera-gabriel-garcia-marquez

O amor nos tempos de cólera situa-se na cidade de Cartagena, na Colombia, em finais do século XIX e inícios do século XX. Trata-se de um tempo mítico, quase “primitivo” em relação ao tempo actual, portanto propicio a lendas. E todo este livro é como se fosse uma lenda… (Apesar de Cartagena ter sido fundada em 1533.)

Este livro tem três heróis: Florentino Ariza, Fermina Daza e o médico Juvenal Urbino… Embora a história se centre no amor obsessivo de Florentino Ariza, trata de muitos outros temas. Podemos amar dois homens diferentes, em diferentes épocas da nossa vida? Como é o amor na velhice?

Fermina Daza e o médico Juvenal Urbino vivem o tédio da vida conjugal e passam por todos os estádios de um casamento normal: desde o prazer da descoberta sexual mutua (na lua de mel) até à vida como irmãos (sem sexo) na velhice.

Já Florentino Ariza, depois de desfeito o noivado com Fermina Daza torna-se no amante de todas as mulheres. Isso vai trazer-lhe novos problemas.

Portanto este livro trata do amor – e da vida – em todos os seus modos. Muito bom!

(A edição que eu li tem também um prefácio do escritor e crítico literário João de Melo, em que ele explica o que é o realismo fantástico (ou realismo mágico) e que vale a pena ser lido.)

Amor nos tempos do Cólera 1

Leitura de: Gabriel Garcia Marquez, O amor nos tempos de cólera (Lisboa, Dom Quixote, 1999)

Anúncios