Neste blogue está uma blogueira lenta que pratica Slow Blogging

vintage manual typewriter
Graças a este texto… Sobre o “Slow Blogging”… descobri que pratico slow blogging desde 2008, sem saber!
Por isso pesquisei sobre o assunto. Descobri que o Slow Blogging é um movimento que existe desde 2006. Começou com um manifesto do designer de software Todd Sieling de Vancouver (Canadá), que já deixou de escrever blogues!
Todd Sieling convidou na altura (2006) quem o lesse a fazer os seus próprios manifestos. Estes foram sintetizados recentemente pelo blogue TOTS 100 (do Reino Unido):
«Não publique todos os dias: Slow blogging significa ter tempo para desfrutar sua família e amigos e o mundo que nos rodeia. Significa esperar por inspiração para atacar, e apenas escrevendo se e quando isso acontece. Pode ser uma vez por semana, ou uma vez por mês. Tudo bem.
Pare de espreitar: Slow blogging não é sobre ironias, piadas curtas, irritações ou actualizações passivas-agressivas. Os slow bloggers usam os seus blogues como lugares para reflectir, em vez de sentir a pressão inteiramente ilusória que muitos blogueiros sentem ser espirituosos, ou mais rápidos, ou primeiro com o mais recente hilariante meme ou moda da Internet.
Escreva atentamente: Quando se tem opiniões para escrever, pode ser tentador escrevê-las rapidamente. Slow bloggers evitam conversa fiada, em vez disso escrevem de forma mais consciente e pensada. Quando se escreve sobre coisas que nos inspiram, é mais fácil escolher as suas palavras com cuidado.
Leia tanto quanto escreve: Uma das desvantagens de blogar com um calendário apertado é que se tem de lutar para ler e descobrir coisas que nos inspirem. Reduzir a frequência de publicações no blogue significa que haverá mais tempo para explorar outros sites, blogues – e aproveitar mais as redes sociais no blogue.
Pare um momento: Slow blogging é tudo sobre não digitar a primeira coisa que aparece na sua cabeça. Quando se sentar para escrever um post, pare. Respire. Tome um momento para coleccionar seus pensamentos. Em seguida, digite.»

Saber Mais: Blog zen (na Folha de S. Paulo).

slowblogging

 

Anúncios