Eu Leitora (Dezembro 2016)

 

 

biblioteca2Eu sou muito ecléctica. Gosto de romances mas também de livros mais filosóficos ou mais úteis.
1. Gosto de ler desde que me lembro de mim como pessoa. É amor antigo já. Sou mais conhecida como “a pessoa que lê” que como “a pessoa que vive outras coisas para além da leitura”.
2. Prefiro os livros físicos.
3. Preciso de estar no fim de um capítulo para pousar a leitura. 
4. Evito sublinhar e escrever nos livros.
5. Faço uma lista das páginas a reler, quando os livros são realmente bons.
5. Não julgo um livro pela capa.
6. Desde que o livro seja bem escrito e tenha conteúdo, tanto clássicos como contemporâneos são bons. Infelizmente a tendência tem sido livros com conteúdo duvidoso.
7. Já chorei a ler um livro.
8. Sou capaz de ler um livro em 1 ou 2 dias. E sou capaz de andar 1 mês a ler um livro. Depende.
9. Antes de começar a ler um livro novo, leio a sinopse, leio as lombadas, a informação sobre o autor, as chamadas de capa, toda a informação que o livro tenha.

10. A minha mãe e a minha avó materna sempre leram muito. E os meus pais incentivaram-me a ler.
11. Não compro livros todos os meses e, mesmo assim, tenho na estante mais livros não-lidos do que lidos.
12. A Anita faz parte da minha infância como leitora e sofri com a mudança de nome para Martine.
13. Só à pouco tempo comecei a reparar nas incongruências da tradução nalguns livros.
14. Leio de acordo com uma ordem de ideias minha (interna).
15. Irrita-me quando a personagem no filme é totalmente diferente daquela que imaginei ao ler o livro.
16. Antes lia em todo o lado. Agora já preciso de mais silêncio para ler.
17. Só muito recentemente comecei a fazer listas de livros!
Nota: Enquanto trabalhadora numa biblioteca gosto de conhecer os gostos das pessoas em termos de leituras mas expor os meus gostos nunca foi uma prioridade. Mas hoje decidi fazer diferente.
Um Abraço e um Beijo para quem leu este texto desde o inicio! Digam-me se temos algumas manias parecidas!

