Leituras: João I de Portugal, O de Boa Memória

Johan_I_van_PortugalA coleção “Reis de Portugal” é um conjunto de biografias pretende traçar um perfil dos reis de Portugal, desde o seu nascimento à sua morte.

O futuro João I de Portugal era um dos filhos ilegítimos do rei Pedro I, o único conhecido que nasceu depois da morte de Inês de Castro. João não foi muito considerado inicialmente, pois tanto o seu pai como a população preferiam apoiar os filhos de Inês de Castro para suceder ao filho legítimo de Pedro I, Fernando I de Portugal.

João acabou por beneficiar dos erros políticos destes, que acabaram por se refugiar em Castela e por se aliar aos seus reis (tenham sido obrigados ou não).

Inicialmente era apenas o Mestre de Avis e meio-irmão do rei Fernando I, o que lhe dava algumas responsabilidades, nomeadamente na representação do reino. Mas com a morte deste e ausência dos filhos de Inês de Castro coube-lhe a ele o papel de regedor e defensor do reino (papel que inicialmente terá relutância em aceitar mas depois que aceitou levou até às últimas consequências) durante a crise 1383-1385. Depois deste papel, com a ajuda dos seus apoiantes – destaque para João das Regras e Nuno Álvares Pereira – foi aclamado em cortes rei de Portugal.

O seu reinado foi longo, começando em 1385 e terminando em 1391, com a regência do seu sucessor Duarte. A principal preocupação foi a independência de Portugal face a Castela. Numa segunda fase foi alargar o território, através da conquista de territórios no Norte de África, também para aumentar as benesses da nobreza que sempre o apoiou e aumentar a fé cristã (João partilhava da mesma fé dos cruzados).

Para além de tudo isto, o livro descreve outras preocupações do rei: a preocupação com o comércio dentro e fora do reino; o cerimonial da corte; o papel da rainha Filipa de Lescastre; a propaganda e mitologia criada à volta do seu reinado por Fernão Lopes e pelo filho e sucessor (Duarte).

Balanço da Leitura: A autora faz uma leitura crítica de Fernão Lopes.

Leitura de: Maria Helena da Cruz Coelho, D. João I (Lisboa, Circulo de Leitores, 2005)

Fonte da Imagem: Wikipédia.

Leituras Complementares:

Saiba quem vai ser condecorado por Cavaco Silva no 10 de Junho

Anúncios