Coisas Giras de Portugal em 2012 (38)

«Cerca de 40% dos jovens entre os 15 e os 34 anos que especificaram o seu salário ao Instituto Nacional de Estatística receberam em 2011 um salário inferior a 600 euros.

Os dados do INE são claros sobre o baixo nível salarial da juventude: dos 248.500 jovens até 24 anos, mais de 66% receberam menos de 600 euros mensais. E 27% entre 600 e 900 euros mensais. Mesmo se a “juventude” for até aos 34 anos, o cenário é igual ou semelhante. Do milhão com idades entre 24 e 35 anos que responderam sobre rendimentos, cerca de 40% têm salários até 600 euros.

Estes valores tornam evidente que poucos jovens beneficiariam do “direito de opção” que o Governo lhes pretende dar sobre para onde descontar para a protecção social.»

João Ramos de Almeida (27/04/2012) (1)

«A banca está a aproveitar os casos de divórcio para renegociar o contrato do crédito à habitação com os portugueses que se separam, subindo deste modo o spread cobrado, noticia o Correio da Manhã. Há mesmo casos em que este valor quintuplica para o divorciado, que vai ter de pagar, mensalmente, mais 235 euros ao banco pela casa.

Note-se que quando um casal se divorcia, há uma alteração na titularidade do contrato de crédito à habitação, que passa para o nome do cônjuge que fica com o imóvel, o que obriga à revisão dos termos assinados. Tudo porque os bancos consideram que existe um aumento do risco e sobem o spread.

A Deco tem recebido queixas de clientes que viram o spread disparar por se terem divorciado e já enviou cartas ao Banco de Portugal e ao Governo a alertar para esta situação.»

Agência Financeira (27/04/2012)

«A redução dos salários vai agravar a sustentabilidade financeira da Segurança Social: se por um lado o corte nos ordenados permite à economia recuperar alguma competitividade, por outro a receita obtida com os descontos dos trabalhadores será cada vez mais baixa. E a prova disso é que as receitas da Segurança Social, por via das falência e do corte dos salários, caíram 85 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano.»

A Bola Online (26/04/2012)

(1) Público Online.

Fonte da Imagem: Wakaranai.

Anúncios