Entretanto no Brasil…

«O meio Jornal apresentou crescimento médio de 3,5% de circulação no Brasil em 2011. A constatação é do Instituto Verificador de Circulação (IVC), órgão responsável pela auditoria de jornais e revistas no País. O aumento foi impulsionado em maior escala pelo crescimento nas vendas de publicações com preço de capa até 99 centavos, que avançou 10,3%.

Consequentemente, o volume de vendas avulsas teve maior expansão, alcançando 4,6% enquanto o volume de assinaturas cresceu 2,4%. A média diária de circulação brasileira no ano passado foi de 4.443.836 exemplares, novo recorde histórico para a auditoria da entidade.
O levantamento engloba toda a circulação paga auditada pelo Instituto. Em média, o grupo de jornais com preço de capa acima de 2 reais registrou avanço de 1,6% na circulação. Veículos com custo por exemplar entre 1 e 2 reais tiveram leve crescimento de 0,3%.
Segundo o presidente executivo do IVC, Pedro Martins Silva, os jornais com preços mais acessíveis têm a distribuição concentrada na venda avulsa, justificando o destaque de ambas as vertentes.
“Esse segmento está sendo impulsionado pelo crescimento da classe C, que ganha corpo e traz um grande volume de pessoas com melhora no poder de compra. Por sua vez, os editores estão aproveitando o momento, oferecendo produtos adequados ao novo universo de leitores. A alta registrada em todo o meio solidifica a curva favorável vista nos últimos quatro semestres”, destaca Silva.»
AdNews (27/01/2012)
«Mais uma vez o bordão “é a nova classe média” serve de explicação, agora para o satisfatório resultado dos jornais impressos brasileiros, que em 2011 registraram um consumo 3,5% superiorao de 2012.

O detalhe aí é que foi a venda de jornais populares (os que custam menos de R$ 2) o que garantiu o fechamento (e num belíssimo azul, dadas as circunstâncias) positivo da mídia impressa.

Sabíamos, e faz tempo, que a ameaça ao jornalismo em papel (realidade na Europa e nos Estados Unidos) ainda está longe de acossar nações emergentes como a nossa.

Dados como os revelados agora mostram exatamente o ponto.»

Alec Duarte (26/02/2012) (1)

(1) Blogue Webmanario.

Fonte da Imagem: VerNews.

Anúncios

Os comentários estão desativados.