Citações para Memória Futura (12)

« (…) Vamos ao que interessa, sim porque pouco interessa se o partido popular serve para encher egos narcisistas, e começo por uma particularidade do líder do CDS (não, não vou falar da orientação sexual do homem, como alguns se permitiram fazer em relação a Sócrates, sem cuidarem de serem verdadeiros), o Paulo Portas é de sangue azul. É verdade, se muitos que por aí andam fossem descendentes de Pedro Alvares Cabral ou de Sacadura Cabral, não cabiam em si de satisfeitos. Pois o presidente do PP é. Temos portanto um nobre na política, diferente do outro Nobre que quer ser Presidente da Assembleia, esse parece que é plebeu.

(…) O meu colega é que não se conformava, a Mariana era a assessora de Marketing Politico do PP, sem nunca ter feito nada naquele domínio, ao invés de nós que assim que acabamos curso partimos logo para a consultoria. Anjos da casa não fazem milagres.

A verdade é que a Mariana mantém-se firme e hirta e até já faz plano televisivo nas entrevistas, comunicados, e outras intervenções do Paulinho das feiras.

A verdade é que Paulo Portas não dispensa o Marketing Politico. Ora pois.

Quando o PP chegou ao governo na boleia do PSD, logo trataram de constituir um gabinete para colocações no estado. Aquilo era um fartote de CV a chegar ao gabinete para colocar a rapaziada. A minha colocação só não aconteceu por “perfilhar e militar num partido cujos valores não se coadunam com os do CDS-PP”. Até achei isso normal, pois concordo com o princípio.

Hoje quando ouço algumas primas-donas verberarem contra as nomeações e colocações até tenho arrepios. Parece que os princípios só se aplicam a alguns que não os próprios.

Mas compreendo que se os cargos de nomeação política facilmente ascendem aos 10 mil, na administração pública, e os militantes do CDS mal chegam aos 8 mil, a clientela é fácil de contentar para aquele partido. Daí a manifesta ânsia de poder dos dois PP – Paulo Portas e Partido Popular.

Mas este partido do arco de poder é o tal que onerou o governo de Sócrates com uma factura de 1 bilião de euros para pagar dois submarinos, envoltos num escândalo de luvas pagas, segundo a justiça alemã, e depois, como se nada fosse consigo, integra a coligação negativa que sentenciou o consulado de Sócrates.

O PP é de facto muito sui géneris.

No mundo da biologia marítima aqueles peixinhos que pululam á volta das baleias e tubarões mordiscando as sobras de comida, as peles secas e outros detritos, limpando os dentes destes seres vivos, chamam-se parasitas. (…)»

Oliveira Dias (05/05/2011) (1)

«(…) “Há um modelo de avaliação que está a funcionar e que foi subscrito por empregadores e trabalhadores, que é consensual e permite fazer uma avaliação exigente dos professores. É o modelo em vigor no ensino particular e cooperativo. Com as devidas adaptações, pode ser um modelo inspirador”

(…) “É essencial que cada escola possa ter uma identidade, um projecto educativo e isso é a única forma de as famílias poderem progressivamente fazer uma escolha sobre a escola que, desde logo do sistema público, e depois em concorrência com o particular e cooperativo, preferem para os seus filhos”, defendeu.»

Paulo Portas (05/05/2011) (2)

(1) “CDS à lupa” no sítio Odivelas.com.
(2) “Paulo Portas quer avaliação de professores baseada no modelo do particular e exames no final de cada ciclo”, escrito por Lusa e publicado no Público Online.