Sinais

Sinal 1:

sinal1

Capa da Visão, de 12 a 18 de Março de 2009. Neste número Angola é apresentada como a terra prometida da nova emigração portuguesa. O local ideial para quem foge da crise e do desemprego. É dito que 100 mil portugueses já lá estão. É vendido o sonho angolano, onde os recém-licenciados encontram o emprego bem-remunerado que sempre imaginaram ter. Problemas? Estes emigrantes não sabem o que é isso, por enquanto.

A reportagem apenas respira um mal-estar difuso quando Francisco Ferro, engenheiro de telecomunicações, há dois anos em Angola, é citado: «A relação com os angolanos é boa. Podem sentir que lhes estamos a retirar postos de trabalho, mas também precisam de nós».

Sinal 2:

sinal2

Capa do Jornal de Leiria de 21 de Maio de 2009. Em destaque, entrevista com Pepetela, escritor e político angolano. Este homem acredita que Angola no futuro se tornará um pólo estratégico mundial. Ainda assim, não deixa de reparar que há cada vez mais portugueses em Angola que angolanos em Portugal…

Sinal 3

sinal3

Capa do jornal I, de 16 de Maio de 2009. Em destaque, uma reportagem sobre os chineses em Portugal. Que estão a abandonar Portugal ou a desistir de vir. Que estão a preferir ir para Àfrica ou para a Europa de Leste. Que a crise e a quota de vistos são obstáculo à vinda. Toda a reportagem é muito favorável aos comerciantes chineses, nem por um momento se falando dos malefícios da sua estadia cá para os comerciantes portugueses.

É citado Jorge Malheiros, professor e investigador da Universidade Nova de Lisboa, que afirma que os previlégios aos chineses são um “mito”: «Não têm quaisquer privilégios nos impostos, nem no crédito. Quando têm regalias é porque negociaram como todos os outros». Y Ping Chow, da Liga dos Chineses, também reforça essa ideia.

Para além disso, toda a reportagem passa a ideia que a maioria dos produtos vendidos pelos chineses são feitos em Portugal. Como é isso possível, se muitas fábricas portuguesas têm vindo a fechar?!

Última Actualização: 08/06/2009

Fonte das Imagens: sabine

Anúncios