Publicidade Eleitoral: Ilda Figueiredo e o Teste de Rorschach

PCP2008

A Coligação Democrática Unitária (CDU) é uma figura de estilo da política portuguesa, composta por dois partidos: PCP e Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV). Tem concorrido sobretudo às eleições legislativas e autárquicas. Desde 1999 concorre também a lugares no Parlamento Europeu (“às europeias”).

Este é o cartaz da CDU para as Europeias 2009. Tal como todos os cartazes, temos a candidata no canto esquerdo (Ilda Figueiredo, que já é deputada europeia desde 1999) e as palavras fortes ao centro, a dizer que a CDU faz toda a diferença.

A CDU usa os vários tons de azul desde há muito tempo. Mas o azul de fundo é sempre claríssimo, quase branco aguado. Ao contrário do PS e do PSD que mudam periodicamente, esta cor é a mesma há anos.

O que torna este cartaz pouco apelativo é:

– A cara da candidata: quem terá escolhido esta foto? Este parece ser o problema de todos os cartazes.

cdu_net– Os serpendeados verde e amarelo, respectivamente em cima e em baixo das palavras de ordem. A haver apelo à bandeira portuguesa, isso teria de ser feito de outro modo, para se percebesse o que era! Recorrendo ao Teste de Rorschach, A. Teixeira conclui que se tratam de espermatozóides, especulando se eles não irão fertilizar a Ilda Figueiredo. É uma especulação que faz todo o sentido! Se o PCP não souber explicar de outras formas porquê é importante falar de Portugal quando se fala da União Europeia, este cartaz não fará isso. Ele apenas causa confusão mental a quem o vê por causa do pouco cuidado nas cores usadas, que não combinam nem contrastam.

Por debaixo da cara da candidata e da confusão já referida, há ainda numa badana especial são apresentados um conjunto de temas que seria importante discutir a propósito da União Europeia: empregos, salários, justiça social e soberania. Mas, se desenvolver toda a comunicação politica como faz neste cartaz, a CDU terá pouca capacidade de os colocar com clareza.

Nota: Alguém sabe qual a agência que concebeu estes cartazes? Ou não houve agência?

Fontes da Imagens: Herdeiro de Aécio; CDU Vila Franca de Xira.

Anúncios