Publicidade Eleitoral: Vital Moreira e os fantasmas

ps

Se o primeiro cartaz da pré-pré campanha de Manuela Ferreira Leite vai à frente, destacado, na lista dos piores cartazes da pré-pré campanha, este cartaz de Vital Moreira também deve estar entre os vinte piores! Para começar, Vital Moreira partilha com Ferreira Leite uma cara assustadora, com a vantagem, em relação a ela, do sorriso ser mais aberto.

Aparentemente, o PS escolheu o azul como cor dominante deste ciclo de actos eleitoriais. Azul é a cor da fidelidade, do amor e da fé, mas também da aristocracia. A mim sempre me faz recordar o CDS-PP, que me parece que foi o primeiro partido a usá-la. No caso destes cartazes, mistura-se sobretudo o azul-bebé com o azul-escuro, sendo o resultado uma conjunção confusa e graficamente indigesta.

Se do seu lado direito Vital Moreira está cercado de azul, do lado esquerdo está cercado de vários tons de vermelho, que a certa altura se junta com azul dando um “momento rosa”, quase imperceptível aos mais distraídos. Na minha interpretação tendenciosa, o PS moderno e europeu pretende ser uma conjugação de neo-liberalismo e conservadorismo (o azul) com marxismo-leninismo (o vermelho).

O melhor deste cartaz é o contraste entre o logótipo do PS e os azuis do fundo. Por outro lado, não simpatizo nada com a opção das cores brancas sob fundo azul. Se por um lado reforçam a componente distinta e aristocrática do cartaz, por outro lado são praticamente ilegíveis. A assinatura de Vital Moreira, essa marca pessoal de nobreza e elitismo académico só é visível à lupa!

antonio_guterres

Mas e então os fantasmas? Bem, o PS apareceu agora com novos cartazes das europeias em que aparecem as faces fantasmagóricas de António Guterres e José Sócrates. A ideia é mostrair-nos que sem o PS não teríamos entrado no Euro nem teria havido Tratado de Lisboa. Chantagem emocional, direi eu, má-língua. O facto é que as faces destes homens são tão cinzentas que acabam por meter mais susto (tanto de dia como de noite) que a cara de Manuela Ferreira Leite. Os passeantes com boa-fé e tempo concentrar-se-ão nas letras dos cartazes e ignorarão as caras mostradas. Os mais apressados ignorarão completamente qualquer mensagem contida nestes cartazes.

Nota: Alguém sabe qual a agência que concebeu estes cartazes?

Fonte das Imagens: Relações Públicas sem Croquete; Answers.com.

Anúncios

Os comentários estão desativados.